Análise de crédito do locatário

Análise de crédito do inquilino

A análise de crédito do inquilino é uma ferramenta muito útil para o proprietário que quer proteger o seu imóvel, alugando com segurança e direto com o inquilino. Alguns proprietários ainda alugam sem contrato de aluguel, sem garantia ou mesmo usando a garantia caução. Essas são formas de negociar, que não oferecem uma segurança integral para o proprietário de imóveis.

Assim sendo, vemos o uso da análise de crédito crescer, pois é uma boa opção para reduzir um pouco dos riscos no aluguel e ajudar o proprietário a escolher o melhor negócio. À partir da análise ele consegue identificar rapidamente o perfil do interessado no seu imóvel.

 

O que é uma análise de crédito?

No geral, a análise de crédito oportuniza saber qual a possibilidade de pagamento e qual o risco de negociar com a pessoa que está tendo o crédito analisado. Através do método “credit scoring”, é informado uma pontuação para aquele CPF e ainda a possibilidade de inadimplência. Além de ser possível, também, verificar se há pendências atribuídas ao CPF pesquisado e se está regular ou não.

 

Por que é importante saber a situação do CPF do interessado?

É dessa forma que é possível saber se o CPF está regular ou não e se o interessado tem algum histórico de inadimplência. Isso evita que o proprietário faça negócios com pessoas que estejam usando um CPF irregular ou que possuam um baixo histórico de pagamento. Os motivos para um CPF estar regular podem ser:

  • Pendente de regularização: por não ter entregue a declaração de imposto de renda de pessoa física;
  • Suspenso: pelo cadastro estar incorreto ou incompleto;
  • Cancelado: multiplicidade de inscrições ou por decisão administrativa ou judicial;
  • Titular falecido: foi constatado o falecimento do contribuinte;
  • Nula: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

 

Quando se deve fazer uma análise de crédito do interessado?

Se a negociação do aluguel acontecer sem garantias ou com caução, a análise de crédito ajuda a saber se os CPFs dos inquilinos está regular ou não, quais as chances deles não honrarem os pagamentos dos aluguéis e se eles já possuem ou não pendências financeiras. Essa análise ajuda também a escolher a melhor negociação entre os interessados pelo mesmo imóvel.

Apesar disso, a análise de crédito não garante que os bons resultados se mantenham assim ao longo do aluguel. O inquilino pode assumir dividas ou mesmo ter seu CPF considerado irregular ao longo da locação. Mas é uma forma de diminuir o risco e buscar bons pagadores. Se a garantia for pelo seguro-fiança, não há necessidade do proprietário realizar uma análise de crédito, visto que a seguradora contratada é responsável por realizar uma análise completa no perfil do interessado e caso aconteça qualquer inadimplência ou irregularidade, tudo é resolvido por ela.

 

Já conhece o seguro-fiança direto com o proprietário? Veja mais clicando aqui!

 

Análise de crédito para aluguelComo é a análise de crédito através da Mellro?

É um processo rápido e simples. A cada análise de crédito, o proprietário recebe uma página com o resultado da análise. Nesse resultado é informado o número de pendências financeiras e comerciais, protestos e cheques sem fundo associados ao CFP do analisado. Além disso, o resultado mostra ainda a pontuação desse CPF (que vai de 0 a 100) no momento da análise, a classe (que pode ir de A a F) dessa pontuação nos últimos 12 meses, a possibilidade de inadimplência e por último, a situação do CPF. Essas informações oferecidas pela análise de crédito através da Mellro, tem como base os dados do SPC/SERASA. Então são dados atualizados e confiáveis.

 

Qual o valor da análise de crédito na Mellro?

Essa análise de crédito tem o valor de apenas R$ 25,00 para cada CPF pesquisado e você pode pagar com o cartão de crédito. Quando a análise for realizada pelo aplicativo, o resultado da análise fica armazenado por 3 meses junto com os dados do interessado, dono desse CPF. O proprietário pode acessar esse resultado sempre que precisar conferir essas informações. Se a análise for realizada pelo site, nós enviamos um e-mail com o resultado, para que o proprietário tenha sempre em mãos as informações e tenha mais segurança na hora de avaliar o futuro inquilino.

 

Como realizar a análise de crédito através da Mellro?

É muito simples! Você pode escolher fazer a análise pelo aplicativo da Mellro ou pelo site (disponível em breve):

  • Usando o aplicativo: após anunciar o seu imóvel gratuitamente no aplicativo e receber uma curtida de um interessado em seu imóvel, dentro do perfil desse interessado aparecerá essa opção! É só clicar no botão e pronto! A vantagem é que o aplicativo sempre solicita o CPF do inquilino na hora do cadastro, então o proprietário não precisa ir atrás desses dados, está tudo pronto para ele fazer sua análise! Lembrando que o  botão para análise de crédito só fica disponível para as negociações que usam a garantia do tipo caução. Quem utiliza a modalidade de seguro fiança já possui essa análise inclusa no serviço e não é necessário contratar à parte!
  • Análise de crédito pelo site da Mellro (disponível em breve): basta ter o número de CPF sobre o qual deseja realizar a pesquisa, preencher os dados de pagamento e o resultado já poderá ser visto em seguida. O resultado da análise será enviado por e-mail para que você tenha os dados salvos e possa fazer uma análise com tranquilidade.

 

Análise de crédito do inquilinoQuem pode fazer uma análise de crédito pela Mellro?

A ferramenta foi desenvolvida para que os proprietários consigam fazer a análise de crédito dos interessados pelos seus imóveis. Então, todo proprietário que deseja fazer o aluguel via caução com mais segurança, pode utilizar a ferramenta – seja pelo site ou pelo aplicativo!

 

Qual o prazo de validade do resultado da análise?

A indicação do SERASA é a de que essa avaliação tem validade média de 3 meses! É indicado que após esse período, seja realizada uma nova análise de crédito, para verificar se houve mudanças e se o inquilino segue com uma saúde financeira e um CPF regular.

 

 

A Mellro – aluguel direto com o dono – é um aplicativo criado para oferecer ferramentas que ajudam você a encontrar um imóvel para morar ou um inquilino para o seu imóvel. Além disso, você pode ainda negociar o aluguel usando um contrato eletrônico gratuito, escolher a garantia, contratar seguro-fiança, fazer análise de crédito e gerenciar o aluguel de forma prática e mantendo o controle nas suas mãos.

Saiba mais sobre o que a Mellro tem a oferecer clicando aqui, ou experimente o aplicativo gratuito baixando aqui.

Deixe seu comentário:

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adicionar comentário: *

Name *

Email *

Website