Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Blog da mell.ro

Lei do inquilinato

Aluguel atrasado: o que fazer?

Aluguel atrasado: o que fazer
Lei do inquilinato

Aluguel atrasado: o que fazer?

06/10/2021 Por 6 minutos de leitura

Quem nunca teve problemas financeiros, que atire a primeira pedra. Muitas vezes algum obstáculo nos impede de ficar 100% em dia com as nossas contas. E não é diferente com quem aluga um imóvel. O aluguel atrasado é um tópico que pode causar discussões e desentendimentos entre inquilino e proprietário. Afinal, o que fazer nessa situação? Quantos meses de atraso podem ser tolerados? É motivo para despejo? São várias perguntas a serem respondidas. 

Se você tem dúvidas sobre o que fazer com o aluguel atrasado, este é o post certo. Vamos dar um panorama geral sobre o assunto e responder algumas das perguntas mais comuns. Acompanhe com a gente!

 

Aluguel atrasado

De modo geral, aluguel atrasado nunca é boa notícia. Significa que algo está errado com o inquilino. O atraso pode acontecer por vários motivos, como dificuldades financeiras, falta de organização, problemas pessoais… Ou seja, é importante que o proprietário converse com o morador para entender o que está causando o atraso. 

Em casos mais extremos, quando o aluguel atrasado já dura meses, o inquilino pode ser despejado. Afinal, não está cumprindo com o contrato que assinou. Porém, tudo depende de caso para caso. Dessa forma, a comunicação entre as duas partes é essencial.

 

O que a Lei do Inquilinato diz sobre aluguel atrasado?

A Lei do Inquilinato justifica o despejo do inquilino caso ele não pague o aluguel dentro do prazo. Ou seja, se o aluguel estiver atrasado, o proprietário pode entrar em contato para dispensar o morador do imóvel. 

Porém, a Lei também explica que, para evitar o despejo, o inquilino deve pagar o que está devendo em até 15 dias. Essa dívida inclui, além do valor do aluguel, as devidas multas, os juros de mora e até mesmo as despesas com advogados do dono.

 

Quanto tempo o inquilino pode ficar com o aluguel atrasado?

O tempo vai depender se há garantia de aluguel ou não.

Com garantia de aluguel

Já se possui garantia de aluguel, o dono primeiro precisa acionar a garantia. Esse tempo também muda conforme a garantia escolhida. Se for fiador, é bem mais complicado e pode levar meses até entrar com uma ação de despejo.

Garantia caução em dinheiro

No entanto, se a garantia for de caução em dinheiro, o dono vai esperar até que a dívida complete o valor das cauções pagas. Ou seja, é possível que leve até 3 meses com atraso. Vai depender do valor da caução.

Garantia Seguro fiança

Já no caso de ter um seguro fiança, o dono vai abrir um sinistro junto à seguradora após 40 dias do primeiro atraso. É quando a seguradora começa a analisar os dados informados, reembolsa o dono e faz a cobrança do inquilino. O despejo só vai ser iniciado se não houver negociação do valor devido e a dívida começar a acumular. Nesse caso, pode levar alguns meses até que o despejo aconteça.

Quanto tempo o inquilino pode ficar no imóvel

Sem garantia de aluguel

Quando o contrato de aluguel é sem garantia, o dono pode entrar com uma ação de despejo a partir do primeiro dia de atraso. Então, nesse caso, se não pagar, é importante começar a negociar o pagamento ou começar a buscar um imóvel mais barato.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Contrato com Aluguel Garantido

E aqui na Mellro, temos o Aluguel Garantido, que é uma garantia de pagamento, que evita atrasos de pagamento ao dono. Então, a Mellro paga ao dono no dia certo sempre. E se o inquilino não pagar, a Mellro tenta negociar com ele a dívida da falta de pagamento. Se não houver pagamento ou fechamento de uma negociação da dívida, o despejo é feito após 30 dias de atraso.

 

Foi possível ver que não há um prazo máximo em que o inquilino pode ficar com o aluguel atrasado. A partir dos primeiros meses de atraso, o dono já pode entrar com o pedido de despejo. Porém, o mais comum, e o mais indicado, é que o proprietário primeiro converse com o morador. Afinal, pode ter acontecido algum mal entendido.

 

O que o dono pode fazer sobre o aluguel atrasado?

De fato, o aluguel atrasado é uma situação ruim para as duas partes. O morador fica com o “nome sujo na praça” e o proprietário fica sem o dinheiro que estava garantido naquele mês. Por isso, nessa situação, o dono tem algumas opções, como a gente já comentou.

  • Contatar o morador: a opção mais saudável é descobrir por que o aluguel está atrasado. Se for alguma dificuldade financeira, pode oferecer um desconto ou acordo com o inquilino. Dessa forma, ninguém sai prejudicado.
  • Utilizar a caução ou a garantia: se o contrato inclui garantia, o proprietário pode usar esse dinheiro para cobrir o aluguel atrasado. Assim, o morador ganha mais tempo para se recompor. Porém, esse valor deverá ser devolvido para a poupança depois.
  • Despejo: a decisão final é optar pelo despejo do morador. Isto é, se os atrasos não tem motivo plausível ou estão se prolongando demais. Nesse caso, o proprietário pode entrar com o pedido de despejo.

 

A garantia cobre aluguel atrasado?

Sim! A garantia cobre aluguel atrasado. Ou seja, se o morador pagou a caução antes de começar a morar, por exemplo. O proprietário pode pegar esse valor para compensar o que está sendo atrasado. Porém, como comentamos anteriormente, o inquilino tem que repor esse dinheiro depois. O mesmo vale para outros tipos de garantia que podem ter sido utilizadas no contrato.

Negociar o atraso com o dono do imóvel

O que acontece com o fiador quando o inquilino não paga o aluguel?

Também é comum se perguntar o que acontece com o fiador neste caso. Basicamente, o fiador fica responsável pelas dívidas do morador. Ou seja, com o aluguel atrasado, quem precisa responder é o fiador. Da mesma forma, em caso de quitar as dívidas para evitar o despejo, quem precisa fazer esse pagamento também é o fiador. 

Conheça a Mellro

A Mellro é uma empresa que busca trazer soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais descomplicado possível! Trabalhamos com aluguel direto com o dono de uma forma simples e segura. 

As soluções da Mellro são feitas para quem oferece e para quem procura. Oferecemos soluções para o proprietário de imóvel que busca mais segurança, com um contrato justo com o seu inquilino. E também para quem está procurando uma boa oferta de aluguel, mas não quer gastar tempo e dinheiro com burocracias. 

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mellro funciona. Conheça as ferramentas que desenvolvemos para deixar o seu dia-a-dia mais simples na hora de alugar!

Por hoje é isso!

E aí, conseguiu entender como funciona quando o aluguel fica atrasado? Se você é inquilino, não se preocupe. Imprevistos acontecem. Mas lembre-se: se você sabe que vai atrasar o pagamento, entre imediatamente em contato com o proprietário. Assim vocês podem conversar e isso evita conflitos. 

Acompanhe a Mellro nas redes sociais e aqui no nosso blog para receber mais conteúdos como esse! Esperamos você. Até a próxima!

Compartilhe:

Artigos Relacionados


Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Fique por dentro de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Fique por dentro
de tudo!

Textinho sobre os benefícios que a pessoa vai ter ao se tornar
assinante da nossa newsletter, como notícias sobre tudo etc.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais