Skip to main content

Blog da mell.ro

Garantias de aluguel

Aluguel sem garantia: Como funciona?

Garantias de aluguel

Aluguel sem garantia: Como funciona?

Por
13 de outubro de 20215 minutos de leitura1175 visualizações
Contrato sem garantia: como funciona

Já falamos aqui no blog da Mellro outras vezes sobre as garantias que podem se aplicar em um aluguel. Caução, seguro-fiança, fiador… Quem opta por investir em uma garantia tem opções disponíveis. Porém, nem sempre esse é o caso. Muitas vezes o inquilino não pode gastar com a garantia naquele momento. E, por isso, acaba acordando com o proprietário pelo aluguel sem garantia.

Mas, afinal, será que vale a pena fechar um contrato de aluguel sem garantia? Como funciona esse procedimento? São dúvidas que precisam ser respondidas para quem está pensando em alugar. Acompanhe com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Como funciona o aluguel sem garantia?

De modo geral, a garantia funciona como uma forma de dar segurança para o proprietário. Como o próprio nome diz, é uma garantia de que ele não vai ficar sem dinheiro para arcar com as despesas do imóvel.

Porém, nem sempre é possível optar pela garantia. Muitas vezes o inquilino não tem como desembolsar essa quantia. Ou então, em acordos feitos com familiares e conhecidos, o dono dispensa essa necessidade. 

Dessa forma, o contrato é feito sem a cláusula de garantia. Então o inquilino começa a morar imediatamente no imóvel e a pagar as mensalidades. Ou seja, não precisa fazer nenhum pagamento prévio de garantia para o proprietário.

 

Por que optar por um aluguel sem garantia?

Muitas pessoas acreditam que o aluguel sem garantia só é vantajoso para o morador. Mas não é bem assim. Esse tipo de acordo pode fazer bem para as duas partes. Sim, inclusive para o dono! 

O maior motivo pelo qual se opta pelo aluguel sem garantia é a falta de verba para pagá-la no começo do contrato. Mas, como comentamos, podem haver outros motivos. Seja a confiança entre as duas partes, algum outro tipo de poupança… De qualquer forma, existem vantagens e desvantagens nessa escolha. Vamos falar um pouco sobre elas.

Vantagens de um contrato sem garantia

Vantagens 

  • Economia para o inquilino: Conforme a gente já falou, a maior vantagem do aluguel sem garantia é a economia. Afinal, o inquilino não vai precisar desembolsar o valor, que muitas vezes é o triplo de uma mensalidade.
  • Facilidade de despejo: Essa é uma boa vantagem para o proprietário. Sem a garantia, fica mais fácil para o dono despejar o inquilino.
  • Cobrança antecipada: Outra vantagem para o dono do imóvel é poder cobrar antecipadamente a primeira mensalidade. Dessa forma, o inquilino sempre paga primeiro o aluguel e então vai morar pelos próximos 30 dias.
  • Menos burocracia: se o aluguel não for pago, o dono pode pedir uma liminar de despejo no dia seguinte ao atraso. Com a ajuda de um advogado, é possível conseguir essa liminar. Com a liminar em mãos, o prazo é de 15 dias para a saída do imóvel. É possível ter a liminar apenas com o contrato sem garantia.
  • Mais agilidade: para encontrar um inquilino e fechar negócio. Além disso, a entrada no imóvel fica bem mais simples e rápida. Basta pagar o primeiro aluguel e fazer a mudança!

 

Desvantagens

  • Possíveis danos no imóvel: é difícil para o proprietário ficar sem a garantia porque, dessa forma, não há cobertura de danos. Já que o inquilino não pagou a caução em dinheiro, não haverá uma “poupança” para essas despesas. O que pode virar um problema no futuro.

Quando optar pelo aluguel sem garantia?

Como você leu anteriormente, existem algumas possibilidades de quando optar pelo aluguel sem garantia. Primeiramente, se o inquilino não puder arcar com o valor da garantia, principalmente a caução. Se o dono e o morador forem familiares, também podem chegar a um acordo. Mas isso não é uma regra. Tudo depende da confiança. 

De modo geral, o aluguel sem garantia é uma boa escolha quando as duas partes concordam que terão uma relação pacífica. E nessa forma de contrato, é recomendável que o dono faça uma boa análise de crédito do inquilino.

Ou ainda, contratar o aluguel garantido, que é uma garantia de pagamento e não de aluguel. Assim como aqui na Mellro, as empresas que oferecem o aluguel garantido geralmente já incluem uma análise de risco do inquilino. Além disso, elas impedem que haja atraso no pagamento do aluguel.

Contrato de aluguel sem garantia

Contrato de aluguel sem garantia

Quando se opta pelo aluguel sem garantia, é necessário explicar isso no contrato. Afinal, essa será configurada como uma relação de aluguel sem garantia. Por isso, o contrato tem um modelo um pouco diferente. A cláusula da garantia não existe. 

Para ter a certeza de que você terá em mãos um contrato juridicamente correto, indicamos os planos com contrato de aluguel incluso da Mellro. Através de aquisição de um plano mensal, você tem um documento revisado por advogados por um preço justo! Para isso, conheça as nossas soluções de aluguel

 

Conheça a Mell.ro 

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×