Caução de aluguel: o que é, quando usar?
Contrato

Caução de aluguel: o que é? Quando usar?

28/07/2021 Por 5 minutos de leitura

Se você é inquilino ou dono de um imóvel alugado, muito provavelmente já deve ter ouvido falar em caução de aluguel. Mas nem todo mundo sabe o que significa esse termo. Basicamente a caução de aluguel é uma garantia que, geralmente, está incluída no contrato de aluguel. Serve para “cobrir” possíveis prejuízos do dono do imóvel.

E é sobre ele que vamos falar hoje. Afinal, é algo muito interessante para quem está nessas relações. Também pode ser conhecido como “depósito caução” ou até outros nomes, mas o objetivo é o mesmo. Ou seja, manter o proprietário do imóvel seguro. Tire suas dúvidas com a gente!

O que é a Caução de aluguel

Como a gente mencionou antes, a caução de aluguel é um tipo de garantia. E esse tipo de depósito serve principalmente como uma forma de fidelidade. Isso porque o proprietário do imóvel precisa de uma garantia de que não vai sair no prejuízo. E, da mesma forma, o inquilino tem que provar que não vai deixar ninguém na mão. Dessa forma, combina-se um valor de caução. 

A quantia é paga antes do início da moradia. E varia muito de acordo para acordo. Mas pode custar, em média, até três parcelas do aluguel. O proprietário pode utilizar esse valor caso o inquilino atrase uma mensalidade, por exemplo. Ou cause algum dano ao imóvel.

Caução de aluguel com contrato de aluguel 

A importância de um contrato com caução de aluguel

Em primeiro lugar, a caução de aluguel é importante porque faz com que a relação entre o inquilino e o dono seja mais saudável. E, é claro, vai deixar o proprietário muito mais tranquilo. Além de amenizar possíveis danos ao imóvel.

Também é muito importante frisar a necessidade de deixar claro no contrato sobre a caução de aluguel. Isso porque este é o documento oficial de comunicação entre as partes envolvidas. Dessa forma, é essencial que tudo esteja esclarecido ali. Valor pago, prazos, no que a caução poderá ser utilizada no futuro, etc. Tanto proprietário quanto inquilino assinam e ficam de acordo.

Quando o proprietário pode usar a Caução de aluguel?

Esta é uma dúvida comum tanto dos inquilinos quanto dos proprietários. Muitos inquilinos podem ficar desconfiados de pagar a caução de aluguel. Por medo do dono usar o dinheiro para outro fim que não seja o imóvel. Mas a Lei do Inquilinato garante que isso não vai acontecer. 

Dessa forma, o proprietário pode utilizar o valor da caução de aluguel em evento de atraso ou não pagamento da mensalidade. Ou então se o inquilino causar algum prejuízo no imóvel. Contudo, para manter uma boa relação, a dica da Mellro é que o dono sempre mantenha uma conversa saudável com o inquilino quanto a isso.

O proprietário deve devolver a caução de aluguel?

Outra dúvida muito frequente é sobre se o proprietário precisa devolver a caução de aluguel. Ou seja, se o inquilino paga o valor como depósito antes de começar a morar no imóvel, vai receber esse dinheiro de volta em algum momento?

A resposta é: sim. Depois que o contrato de aluguel se encerra, o inquilino deve receber o valor da caução, ou o que tiver sobrado. Isso porque essa quantia deve ficar depositada em uma poupança, e não na conta pessoal do proprietário. Dessa forma, quando o imóvel for entregue, se a caução não foi utilizada, o ex-inquilino recebe o valor integral. E, ainda, o valor que rendeu durante a moradia.

Caução de aluguel deve ser devolvidoGerador de contratos da Mellro

Falamos da importância de um contrato com caução de aluguel detalhada. E, para isso, é necessário que o documento esteja bem revisado. Por isso, apresentamos a você o Gerador de Contratos da Mellro. Com ele você paga uma taxa de R$10 reais e recebe um contrato criado e revisado por profissionais da área. É um contrato de aluguel com assinatura eletrônica, seguro, fácil de entender e econômico. 

Dessa forma você tem a certeza de que um profissional do direito revisou o conteúdo do contrato. Em poucos passos e gastando pouco, o proprietário tem, em mãos, o documento assinado. E o aluguel poderá ser efetivado! E, é claro, a caução estará detalhada ali.

Conheça a Mellro

A Mellro é uma empresa que busca trazer soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais descomplicado possível! Trabalhamos com aluguel direto com o dono de uma forma simples e segura. 

As soluções da Mellro são feitas para quem oferece e para quem procura. Oferecemos ajuda para o proprietário de imóvel que tem dúvidas sobre como fechar um contrato justo com o seu inquilino. E também para quem está procurando uma boa oferta de aluguel, mas não quer gastar tempo e dinheiro com burocracias. 

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mellro funciona. Conheça as ferramentas que desenvolvemos para deixar o seu dia-a-dia mais simples na hora de alugar!

Restou alguma dúvida?

A gente espera ter respondido todas as suas dúvidas sobre caução de aluguel. De fato, este é um assunto muito importante. E manter uma boa relação entre proprietário e inquilino é mais importante ainda! 

Convidamos você a acompanhar o blog da Mellro. Publicamos semanalmente por aqui sobre o mundo imobiliário. Trazemos dicas e informações diversas para te manter informado! Fique ligado por aqui e pelas nossas redes sociais para não perder nada. Até a próxima!


Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Fique por dentro de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!

Fique por dentro
de tudo!

Textinho sobre os benefícios que a pessoa vai ter ao se tornar
assinante da nossa newsletter, como notícias sobre tudo etc.