Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Como cobrar aluguel atrasado
Atrasos

Como cobrar aluguel atrasado

29/12/2021 Por 5 minutos de leitura

Uma das maiores dúvidas dos proprietários de imóvel é sobre como cobrar aluguel atrasado. Afinal, essa situação é mais do que comum e pode acontecer por diversos motivos. Às vezes, o motivo é compreensível e natural. Outras vezes, porém, é preciso ter uma mão mais firme.

No artigo de hoje, você vai encontrar três dicas essenciais para melhorar a sua forma de cobrar aluguel atrasado. De modo geral, o segredo está na comunicação com o inquilino. Além disso, é necessário entender o contrato de aluguel. Então, o dono terá muito mais base para negociar a quitação da dívida com o morador.

Quer entender mais sobre como cobrar aluguel atrasado? Acompanhe com a gente!

 

Descubra como cobrar aluguel atrasado

Existem várias formas de cobrar aluguel atrasado. Tudo depende de como o proprietário aborda o morador sobre esse impasse. De modo geral, é isso que vai ditar se o confronto vai ter sucesso ou não.

Em síntese, o erro de muitos donos de imóvel é ter uma posição agressiva ou acusatória. A realidade é que, não importa o motivo do atraso, conflitos não vão levar a lugar algum. Por esse motivo, a melhor opção é sempre tentar ser o mais pacífico possível. Ainda que seja necessário tomar medidas drásticas, como acionar a justiça ou entrar com o pedido de despejo. 

Se você tem dúvidas em como cobrar aluguel atrasado, separamos três dicas. Confira!

Como cobrar?1 – Primeiro, converse

A nossa primeira dica é sempre optar por uma conversa saudável em primeiro lugar. Muitas vezes o problema é fácil de se resolver. O inquilino pode ter se confundido naquele mês com as contas, por exemplo. Por isso, a ideia aqui é ser completamente compreensivo num primeiro momento. Afinal, o objetivo é entender o que está acontecendo, para depois fazer uma cobrança.

Para isso, você pode enviar uma mensagem ao morador. Ou, ainda, se for o caso, ligar ou bater na porta dele. O importante é que a abordagem seja tranquila. Aqui vai um exemplo do que você pode dizer.

 

“Olá, Fulano! Como vai? Estou passando para verificar se houve algum problema com o pagamento do aluguel neste mês. Não identifiquei o recebimento do valor por aqui. Aconteceu alguma coisa? Por gentileza, me responda quando puder para que possamos resolver essa questão da melhor forma.” 

 

Essa é uma mensagem simples, mas que mostra que o proprietário realmente quer entender o que aconteceu.

2 – Revise o contrato de aluguel

Além de conversar, que é extremamente importante, também indicamos revisar o contrato de aluguel. Nele é possível encontrar todas as informações para se “munir” nesse caso. Isto é, as informações sobre garantia, a data de vencimento da mensalidade, entre outras. 

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Então, se o morador insistir no atraso ou alegar que não está devendo, você pode mostrar a cláusula específica. Ou, ainda, demonstrar que está utilizando o dinheiro da caução, se for o caso.

De qualquer forma, é importante ter um bom contrato. Isto é, que seja fácil de entender e tenha todas as informações necessárias. Porque em situações assim, ambas as partes precisam confiar no que assinaram.

 

3 – Dê um alerta ao morador

Se mesmo com a mensagem da dica número 1 o morador não se manifestar ou pagar, prepare-se. Talvez você precise enviar uma notificação extrajudicial. Ou, ainda, em casos mais extremos, acionar a justiça. 

O pior dos casos é precisar entrar com um pedido de despejo. Mas não se preocupe. Em todas essas situações, a Lei do Inquilinato te protege. 

Então, se o morador não responder, fale com ele usando uma abordagem mais firme. Diga que já revisou o contrato e verificou que há realmente um atraso. E, assim, esta é a última chance de resolver a situação de forma extrajudicial. 

 

Aluguel Garantido: o fim da cobrança de aluguel atrasado

Nós, da Mellro, já passamos por situações parecidas com essa. Por isso, pensando no bem-estar de ambas as partes, criamos o Aluguel Garantido.

Esse é um dos nossos planos, que lançamos para garantir que a gestão do aluguel seja mais tranquila. E achamos que você realmente pode aproveitar das vantagens que ele oferece!

De modo geral, o Aluguel Garantido é uma forma de acabar com o atraso no aluguel. Ao assinar o plano, a Mellro é quem vai enviar os boletos do aluguel para o morador. E então, mesmo se ele não pagar, a gente ainda repassa para o proprietário o valor da mensalidade. Depois, negociamos com o inquilino para quitar a dívida. Porém, o que importa é que o dono recebe o valor, independentemente do atraso.

Além dessa grande vantagem, o Aluguel Garantido também oferece outras funções. Como um contrato de aluguel revisado e sem burocracias. E, também, assistência jurídica para casos mais extremos, como o despejo. Em síntese, nosso objetivo é fazer com que a sua experiência no aluguel seja bem mais agradável. 

Aluguel garantidoConheça a Mellro

A gente espera ter te ajudado a entender melhor como esse processo funciona! Não é nada muito complicado. Porém, é preciso ficar de olho nos detalhes. Principalmente nas obrigações judiciais. 

Gostou desse conteúdo? Publicamos por aqui toda semana. Sempre buscamos trazer assuntos relevantes no mundo imobiliário. Acompanhe a gente e fique por dentro das últimas novidades! Até a próxima.

Compartilhe:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedInEmailCopy Link

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Artigos Relacionados


Fique por dentro de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Fique por dentro
de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais