Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Blog da mell.ro

Contrato

Contrato de aluguel com caução

Contrato de aluguel com caução
Contrato Lei do inquilinato

Contrato de aluguel com caução

23/06/2021 Por 5 minutos de leitura

Você já ouviu falar sobre contrato de aluguel com caução? Esse é o tema de hoje aqui no blog da Mellro. Vamos te explicar direitinho como funciona esse procedimento, porque ele é importante e como a gente pode te ajudar com isso!

Em resumo, de uma forma bem simples, a caução de aluguel nada mais é do que uma garantia para o imóvel. Mas você vai entender bem melhor o que isso significa daqui a pouco. 

Ter uma boa relação entre inquilino e proprietário é essencial. Além de um contrato de aluguel simples, uma garantia de caução deixa ambas as partes mais tranquilas. Quer entender como isso funciona e como pode te beneficiar? Continue lendo!

 

O que é caução?

Antes de mais nada, vamos explicar melhor o que é a caução. Como comentamos brevemente acima, trata-se de uma garantia. Serve para o proprietário se manter mais seguro durante o período em que o imóvel estiver alugado. Ou seja, é um valor pago para cobrir imprevistos. Ou, ainda, algum problema com o pagamento. É como uma “reserva” caso o inquilino não cumpra com o valor prometido.

A caução deve ser depositada com antecedência. Também chamado de “depósito caução”, esse valor pode representar até três mensalidades. Além disso, o proprietário também pode aceitar outros imóveis como forma de garantia.

O pagamento da caução evita o prejuízo por parte do proprietário. Isso porque se o inquilino atrasar pagamentos ou fizer algum estrago no imóvel, o valor vai cobrir. Por isso, pagar o depósito caução é necessário.

 

O que a lei do inquilinato fala sobre contrato de aluguel com caução?

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245 de 1991) fala sobre a caução. O documento diz que o dono do imóvel pode exigir um de quatro tipos de garantia do inquilino. Além da caução, o pagamento pode ser feito com:

  • Fiança;
  • Seguro de fiança de imóvel;
  • Transferência de título de imóvel.

Além disso, a Lei também esclarece outras questões sobre a caução. Quando pago em dinheiro, o valor não pode passar de três mensalidades do aluguel. A garantia também pode ser quitada através de móveis, que precisam ser registrados em cartório, ou imóveis.

Como conseguir um contrato de aluguel com caução

Como conseguir um contrato de aluguel com caução?

Assim como em outros tipos de contrato, também é muito fácil encontrar modelos na internet para a caução. Porém, o lado ruim de pegar um contrato pronto é que provavelmente ele não foi devidamente revisado por um advogado. Isso pode gerar dores de cabeça no futuro. Por isso a Mellro criou planos que oferecem o contrato de aluguel com assinatura eletrônica.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Planos com contrato de aluguel da Mellro

Agora você já entendeu o que é a caução e porque esse valor é importante, certo? Mas ainda precisa garantir que o seu contrato de aluguel esteja nos conformes para isso. Por sorte, a Mellro pode te ajudar. Criamos planos que incluem o contrato de aluguel e que com certeza vai descomplicar a sua vida. Seja você é um inquilino ou um proprietário, recomendamos, e muito, o uso dos nossos planos. 

As vantagens de usar as soluções da Mellro são várias. O documento é revisado por uma empresa especializada em direito imobiliário. Não tem juridiquês ou palavras difíceis. E as assinaturas são todas eletrônicas. Ou seja, você resolve tudo sem sair de casa!  

 

Conheça a Mellro

A Mellro é uma empresa que busca trazer soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais descomplicado possível! Trabalhamos com aluguel direto com o dono de uma forma simples e segura. 

As soluções da Mellro são feitas para quem oferece e para quem procura. Oferecemos ajuda para o proprietário de imóvel que tem dúvidas sobre como fechar um contrato justo com o seu inquilino. E também para quem está procurando uma boa oferta de aluguel, mas não quer gastar tempo e dinheiro com burocracias. 

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mellro funciona. Conheça as ferramentas que desenvolvemos para deixar o seu dia-a-dia mais simples na hora de alugar!

Deixe seu contrato de aluguel com caução nos conformes

Hora de deixar seu contrato de aluguel com caução nos conformes!

Antes de terminar, vamos dar outra informação importante sobre a caução. Essa garantia pode ser utilizada pelo proprietário em caso de quebra de contrato. Ou seja, se o inquilino deixar o imóvel antes do fim do período que está no contrato. Ou, ainda, se houver qualquer dano na casa ou apartamento. A caução pode ser utilizado se o inquilino não quiser pagar a multa. 

Apesar de parecer beneficiar apenas o dono do imóvel, a caução também é bom para quem aluga. Isso porque, se a garantia não estiver bem especificada no contrato, o inquilino pode sofrer com mais burocracia.

Por hoje é isso. Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas! Se você quiser receber mais conteúdos sobre aluguel, acompanhe o nosso blog! Até a próxima. 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados


Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Fique por dentro de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Fique por dentro
de tudo!

Textinho sobre os benefícios que a pessoa vai ter ao se tornar
assinante da nossa newsletter, como notícias sobre tudo etc.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais