Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Blog da mell.ro

Contrato

Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?

Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?
Contrato

Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?

27/04/2022 Por 5 minutos de leitura

Alugar um imóvel residencial é um processo burocrático. Afinal, o morador e o proprietário estão firmando uma relação séria. Para garantir todos os direitos de ambas as partes, recomenda-se a assinatura de um contrato. Mas, ao chegar nessa parte, muitos donos ficam com uma dúvida. “Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?”

O contrato de aluguel não precisa nem deve ser difícil de fazer e entender. Apesar de ser um documento oficial, é necessário ter uma acessibilidade fácil para o usuário. E é sobre isso que vamos falar hoje. Além de mostrar algumas dicas, também vamos explicar como o nosso próprio contrato de aluguel funciona. Então, vem com a gente!

 

A importância de ter um contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário

Um aluguel com contrato se torna muito mais seguro. Isso porque todos os detalhes dessa relação estão descritos ali. Assim, tanto o dono quanto o inquilino podem usar o documento para se proteger caso seja necessário. 

Também é o contrato que vai definir o prazo do aluguel, o valor, entre outras informações. Mas vamos falar mais sobre isso daqui a pouco.

Em síntese, um contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário é essencial. Apesar de existir a possibilidade de um aluguel sem contrato, nem sempre é recomendável. Com o documento assinado, fica mais fácil agir em caso de despejo, mudança em algum detalhe, e por aí vai.

 

O que precisa ter em um contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?

Já que o contrato de aluguel é uma das partes mais importantes, alguns itens são essenciais. Cuidado ao montar o documento. Afinal, os seus dados e a sua assinatura estarão ali. Então, confira o que é importante incluir em um contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário.

Contrato de aluguel

Prazo

Em primeiro lugar, defina qual vai ser o prazo do aluguel. Ou seja, quantos meses o inquilino vai morar no imóvel. Em geral, os contratos costumam ser de 12, 24 ou 30 meses. Mas tudo depende de cada caso. É indispensável incluir essa informação no documento. Isso porque o prazo influencia no uso de alguns direitos, como no caso do dono poder pedir o imóvel sem precisar dar uma justificativa.

 

Qual índice será utilizado

Além do prazo, o dono precisa ficar atento ao índice de correção do aluguel. É preciso definir qual será utilizado. Ou seja, qual índice vai ser usado para atualizar, anualmente, a mensalidade paga pelo morador. Muitos proprietários acabam esquecendo de incluir essa informação. E passam anos sem atualizar o valor do aluguel. Atualmente, após a pandemia, o índice mais comum é o IPCA. Mas também existe o IVAR, um índice que foi criado recentemente e que falamos sobre ele aqui no blog.

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

 

O que está incluso no aluguel

Outro ponto importante é descrever o que está incluso no aluguel. Ou seja, se valores como condomínio, IPTU e outras taxas estão inclusas na mensalidade paga pelo morador. Ou, então, se o proprietário paga e é reembolsado pelo inquilino… Tudo depende de cada caso e deve ser explicado no contrato. Esse ponto é especialmente importante porque evita as discussões que esse tipo de taxa pode gerar. Caso haja algum atrito, o contrato está ali para resolver.

 

Contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário gerado pela Mellro

De modo geral, o contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário é um assunto sério. Por isso, se você não entende muito sobre essas questões mais legais, temos uma solução.

A Mellro tem um modelo de contrato de aluguel residencial que inclui tudo o que mencionamos. E outras cláusulas importantes. Esse contrato foi revisado por uma empresa de advocacia imobiliária. Então, são profissionais qualificados que tornaram o documento fácil de ler. Em síntese, o contrato gerado pela Mellro conta com explicações claras e equilibra bem a relação entre dono e inquilino. 

Além disso, o contrato gerado pela Mellro tem assinatura eletrônica. Então não é necessário ir até um cartório para autenticar nada. As duas partes assinam por e-mail, através de uma chave especial. E a validade é a mesma. Tudo isso torna o processo de alugar um imóvel muito mais rápido e fácil. Já que é um passo a menos para se preocupar.

Vantagens do contrato gerado pelo Mellro

O contrato da Mellro pode ser adquirido através de um dos nossos planos de aluguel. São planos com soluções que buscam facilitar o dia a dia dos proprietários e inquilinos. 

Além do contrato, ao contratar um dos planos você também tem acesso a outras vantagens. Como a emissão automática de boletos todos os meses, por exemplo. O boleto ajuda a lembrar do dia do vencimento do aluguel. Caso haja atraso, a multa e juros já estão programados, super práticos. O contrato também tem atualização automática do valor do aluguel anualmente. Os planos incluem ainda todos os comprovantes de pagamento para o inquilino e o controle dos pagamentos.

Conheça a Mellro

A Mellro é uma empresa que busca trazer soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais descomplicado possível! Trabalhamos com aluguel direto com o dono de uma forma simples e segura.
As soluções da Mellro são feitas para facilitar o processo. Oferecemos soluções para o proprietário de imóvel que tem dúvidas sobre como fechar um contrato justo com o seu inquilino. E também para quem está procurando uma boa oferta de aluguel, mas não quer gastar tempo e dinheiro com burocracias.
Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mellro funciona. Conheça as ferramentas que desenvolvemos para deixar o seu dia a dia mais simples na hora de alugar!

 

Compartilhe:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedInEmailCopy Link

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Artigos Relacionados


Fique por dentro de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Fique por dentro
de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais