Skip to main content

Blog da mell.ro

Contrato de aluguel

Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?

Contrato de aluguel

Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?

Por
27 de abril de 20225 minutos de leitura773 visualizações
Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?

Alugar um imóvel residencial é um processo burocrático. Afinal, o morador e o proprietário estão firmando uma relação séria. Para garantir todos os direitos de ambas as partes, recomenda-se a assinatura de um contrato. Mas, ao chegar nessa parte, muitos donos ficam com uma dúvida. “Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?”

O contrato de aluguel não precisa nem deve ser difícil de fazer e entender. Apesar de ser um documento oficial, é necessário ter uma acessibilidade fácil para o usuário. E é sobre isso que vamos falar hoje. Além de mostrar algumas dicas, também vamos explicar como o nosso próprio contrato de aluguel funciona. Então, vem com a gente!

 

A importância de ter um contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário

Um aluguel com contrato se torna muito mais seguro. Isso porque todos os detalhes dessa relação estão descritos ali. Assim, tanto o dono quanto o inquilino podem usar o documento para se proteger caso seja necessário. 

Também é o contrato que vai definir o prazo do aluguel, o valor, entre outras informações. Mas vamos falar mais sobre isso daqui a pouco.

Em síntese, um contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário é essencial. Apesar de existir a possibilidade de um aluguel sem contrato, nem sempre é recomendável. Com o documento assinado, fica mais fácil agir em caso de despejo, mudança em algum detalhe, e por aí vai.

 

O que precisa ter em um contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?

Já que o contrato de aluguel é uma das partes mais importantes, alguns itens são essenciais. Cuidado ao montar o documento. Afinal, os seus dados e a sua assinatura estarão ali. Então, confira o que é importante incluir em um contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário.

Contrato de aluguel

Prazo

Em primeiro lugar, defina qual vai ser o prazo do aluguel. Ou seja, quantos meses o inquilino vai morar no imóvel. Em geral, os contratos costumam ser de 12, 24 ou 30 meses. Mas tudo depende de cada caso. É indispensável incluir essa informação no documento. Isso porque o prazo influencia no uso de alguns direitos, como no caso do dono poder pedir o imóvel sem precisar dar uma justificativa.

 

Qual índice será utilizado

Além do prazo, o dono precisa ficar atento ao índice de correção do aluguel. É preciso definir qual será utilizado. Ou seja, qual índice vai ser usado para atualizar, anualmente, a mensalidade paga pelo morador. Muitos proprietários acabam esquecendo de incluir essa informação. E passam anos sem atualizar o valor do aluguel. Atualmente, após a pandemia, o índice mais comum é o IPCA. Mas também existe o IVAR, um índice que foi criado recentemente e que falamos sobre ele aqui no blog.

 

O que está incluso no aluguel

Outro ponto importante é descrever o que está incluso no aluguel. Ou seja, se valores como condomínio, IPTU e outras taxas estão inclusas na mensalidade paga pelo morador. Ou, então, se o proprietário paga e é reembolsado pelo inquilino… Tudo depende de cada caso e deve ser explicado no contrato. Esse ponto é especialmente importante porque evita as discussões que esse tipo de taxa pode gerar. Caso haja algum atrito, o contrato está ali para resolver.

 

Contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário gerado pela Mellro

De modo geral, o contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário é um assunto sério. Por isso, se você não entende muito sobre essas questões mais legais, temos uma solução.

A Mellro tem um modelo de contrato de aluguel residencial que inclui tudo o que mencionamos. E outras cláusulas importantes. Esse contrato foi revisado por uma empresa de advocacia imobiliária. Então, são profissionais qualificados que tornaram o documento fácil de ler. Em síntese, o contrato gerado pela Mellro conta com explicações claras e equilibra bem a relação entre dono e inquilino. 

Além disso, o contrato gerado pela Mellro tem assinatura eletrônica. Então não é necessário ir até um cartório para autenticar nada. As duas partes assinam por e-mail, através de uma chave especial. E a validade é a mesma. Tudo isso torna o processo de alugar um imóvel muito mais rápido e fácil. Já que é um passo a menos para se preocupar.

Vantagens do contrato gerado pelo Mellro

O contrato da Mellro pode ser adquirido através de um dos nossos planos de aluguel. São planos com soluções que buscam facilitar o dia a dia dos proprietários e inquilinos. 

Além do contrato, ao contratar um dos planos você também tem acesso a outras vantagens. Como a emissão automática de boletos todos os meses, por exemplo. O boleto ajuda a lembrar do dia do vencimento do aluguel. Caso haja atraso, a multa e juros já estão programados, super práticos. O contrato também tem atualização automática do valor do aluguel anualmente. Os planos incluem ainda todos os comprovantes de pagamento para o inquilino e o controle dos pagamentos.

Conheça a Mellro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×