Depósito caução de aluguel
Garantias

Depósito caução: o que é? Como funciona?

04/08/2021 Por 5 minutos de leitura

Já falamos outras vezes sobre o aluguel com caução por aqui. Porém, é sempre importante reforçar este tipo de garantia e como fazê-la. Alugar diretamente com o proprietário está se tornando cada vez mais comum. E, dessa forma, são as próprias partes que precisam cuidar de pontos como a garantia. E, na maioria das vezes, escolhem o depósito caução. 

Da mesma forma, esse processo pode trazer algumas dúvidas durante o processo. Por isso, vamos tentar respondê-las aqui! Você vai saber mais sobre o que é o depósito caução, quais as vantagens dessa garantia, e como fazê-la. Acompanhe com a gente!

O que é o depósito caução

A caução de aluguel é uma das formas mais comuns de garantia imobiliária. Isto é, claro, quando estamos falando da relação entre inquilino e dono. 

Basicamente, o depósito caução serve para que o proprietário tenha um valor guardado para emergências com o imóvel. Isto é, se houver atraso no pagamento ou algum dano ao espaço, por exemplo. 

O depósito caução é pago pelo inquilino assim que o contrato é assinado. Geralmente, a garantia está descrita no documento. De acordo com a Lei do Inquilinato, o valor depositado não pode ser maior do que três mensalidades do aluguel.

Da mesma forma, a caução não precisa ser paga necessariamente em dinheiro. Podem ser utilizados outros bens materiais com o mesmo valor para a garantia. Porém, caso o inquilino opte pelo dinheiro, o proprietário precisa deixá-lo guardado em uma poupança. E não pode usar para fins que não sejam do imóvel. Quando o contrato de aluguel acabar o inquilino tem direito de recebê-la novamente. Inclusive com o valor de rendimentos em cima dela. Mas somente se o depósito não tiver sido utilizado.

Embora possa parecer um grande investimento, o depósito caução serve para evitar dores de cabeça. Primeiramente para o proprietário. Isto é, porque ele não vai precisar gastar. E, também, para o inquilino. Porque já vai ter esse valor reservado. E, caso ocorra tudo bem, ainda vai receber de volta os rendimentos.

Depósito caução de aluguel: vantagens

Vantagens do depósito caução para o inquilino

A princípio, o depósito caução pode parecer ser mais vantajoso para o proprietário. Mas também é muito bom para o inquilino. Confira algumas vantagens:

  • Mais tranquilidade: Pagando o depósito caução, o inquilino se preocupa menos com acidentes. Ou, então, se alguma emergência atrasar o pagamento do aluguel. Isso porque o proprietário já vai ter o valor reservado para isso.
  • Melhor relacionamento: Com o depósito pago, a relação entre ambas as partes será muito mais tranquila. Sem desconfianças e discussões. Sem dores de cabeça!

Vantagens do depósito caução para o proprietário

Da mesma forma, o depósito caução também é vantajoso para o proprietário, como já comentamos. 

  • Economia: o dono não precisa arcar com despesas desnecessárias. Embora seja sempre necessário fazer um reparo aqui ou ali. Porém, gastos acabam sendo cobertos com a caução.
  • Garantia: como o próprio nome diz, a caução traz menos preocupações. Por isso, se o interessado no imóvel estiver disposto a pagar o depósito, já é um bom sinal.

Gerador de contratos da Mellro

Um bom contrato é essencial para que o depósito caução seja feito da forma certa. Afinal, dessa forma, ambas as partes ficam mais seguras. Sabendo que tudo estará nos conformes.

Porém, ao optar pelo aluguel direto com o dono, geralmente são usados modelos prontos de contrato. Ou seja, encontrados na internet e adaptados. E estes são quase sempre muito difíceis de entender, ou não são válidos. 

Mas a Mellro criou a solução perfeita para esse problema! Nosso gerador de contratos é econômico, simples e te entrega um documento fiel. Além disso, ele é revisado por uma empresa de advocacia imobiliária. Dessa forma, inquilino e proprietário assinam algo que entenderam e que concordam!

Depósito cauçãoConheça a Mellro

A Mellro é uma empresa que busca trazer soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais descomplicado possível! Trabalhamos com aluguel direto com o dono de uma forma simples e segura. 

As soluções da Mellro são feitas para quem oferece e para quem procura. Oferecemos ajuda para o proprietário de imóvel que tem dúvidas sobre como fechar um contrato justo com o seu inquilino. E também para quem está procurando uma boa oferta de aluguel, mas não quer gastar tempo e dinheiro com burocracias. 

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mellro funciona. Conheça as ferramentas que desenvolvemos para deixar o seu dia-a-dia mais simples na hora de alugar!

Por hoje é isso!

E então, conseguimos tirar as suas dúvidas? A gente espera que sim! 

De fato, o depósito caução é uma parte muito importante da dinâmica do aluguel. Assim como qualquer outra garantia. Serve para manter as duas partes mais tranquilas. E, também, cobrir danos ao imóvel. Por isso é tão necessário fazer esse investimento. Além disso, cuidar bem da propriedade é essencial! Afinal, qual inquilino não quer receber o depósito de volta no fim do contrato, não é mesmo?

Nos vemos em um próximo post. Até lá!


Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Fique por dentro de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!

Fique por dentro
de tudo!

Textinho sobre os benefícios que a pessoa vai ter ao se tornar
assinante da nossa newsletter, como notícias sobre tudo etc.