Contrato de aluguel residencial

Contrato de aluguel residencial

O contrato de aluguel residencial é um documento fundamental para quem quer alugar direto com o proprietário. Certamente, a Lei do Inquilinato protege a relação entre o inquilino e o proprietário, porém ter um contrato que defina o que foi acordado ajuda muito nos momentos de dificuldade.

No caso de aluguel direto com o proprietário, é muito comum que o proprietário não use um contrato, por ser muito caro. Ou ainda, use um modelo de contrato de aluguel da internet, que muitas vezes tem uma linguagem muito difícil.

Para resolver essa situação, nós da Mellro, criamos um gerador de contrato de aluguel. Esse contrato foi criado pelos melhores advogados em direito imobiliário. Agora, você pode ter um contrato de aluguel e com assinatura eletrônica, por uma valor super acessível e fácil de criar.

Quais os benefícios de ter um contrato de aluguel?

Os contratos são assinados em momentos bons, mas sabemos que eles realmente mostram sua importância nos momentos mais difíceis. Entre os vários benefícios, destacamos alguns como:

  • Deixar claro quais foram os acordos de valores, reajustes, quem paga o quê quanto às taxas e salientando os direitos e deveres de cada parte;
  • Agilizar o processo em caso de uma ação de despejo, pois o proprietário já possui partes das provas de quebra de contrato. Além de conseguir comprovar que há uma relação de aluguel corrente. Essa agilidade evita mais perdas além dos atrasos do aluguel.
  • Comprovante de residência para o inquilino, que é fundamental para várias situações do dia à dia.
  • Serve como um guia de como proceder em cada situação. Como o contrato pode ser encerrado, se haverá multa e como calcular, o que fazer quanto às benfeitorias no imóvel, quais as responsabilidades de cada parte, entre outros detalhes.

Quais os diferenciais do contrato de aluguel da Mellro?

Independente da escolha do proprietário e do inquilino acerca das garantias que serão usadas, os grandes diferenciais do contrato de aluguel residencial da Mellro são:

  • Não precisa de cartório. Por ser um contrato eletrônico, a validação jurídica dele se dá por e-mail, através de um processo seguro para as duas partes do contrato. Isso diminui os custos do cartório, além da agilidade.
  • Pode ser validado a qualquer momento. Novamente, por ser um contrato eletrônico, não há necessidade de encontros entre as partes e podem ser assinados nos finais de semana, nos feriados.
  • É perfeito para quem aluga à distância, pois conseguem assinar através dos e-mails.
  • É equilibrado, justo e sem “juridiquês”. Nosso contrato de aluguel foi escrito de forma que qualquer pessoa possa compreender o que está sendo acordado. Além de prezarmos pela boa fé das partes e proteção do direito de ambos. Para as partes em que o proprietário precisa ser protegido, fizemos cláusulas para isso, e nas partes em que os diretos do inquilino precisam ser mantido, também criamos pontos específicos.
  • Ninguém mais perde o contrato de aluguel. Primeiramente, porque ambas as partes, inquilino e proprietário, recebem o contrato de aluguel validado por e-mail. Apesar disso, ainda mantemos o contrato de aluguel no perfil dos usuários da Mellro, para você acessar sempre que necessário.
  • Por apenas R$10 é possível ter um contrato de aluguel prático, objetivo, de linguagem acessível e que fica ao alcance da sua mão!

Como gerar o contrato de aluguel pela Mellro

  • Se você ainda não possui um inquilino interessado:

Você pode anunciar o seu imóvel conosco. Na hora de criar o anúncio, você vai colocar vários dados sobre o imóvel e eles irão compor o contrato de aluguel. Você vai inserir informações como: valores de aluguel, condomínio, IPTU; quem paga as taxas, qual o tipo de garantia que você prefere. O contrato será gerado de acordo com o que vocês decidiram. Só vai faltar validar através de assinatura eletrônica.

  • Se você já possui um interessado e ainda não anuncia pela Mellro:

Outro modo é usar o nosso gerador de contrato de aluguel.  Você vai inserir os seus dados, dados do imóvel, dados do aluguel e dados do seu inquilino. Assim, você gera o contrato de aluguel residencial, que é enviado por e-mail para ser lido e assinado eletronicamente.

Como você valida juridicamente o seu contrato eletrônico pela Mellro?

Como informado antes, o nosso contrato eletrônico é validado através do e-mail das partes. Nesse momento, proprietário e inquilino vão receber um link por e-mail, para acessarem o contrato de aluguel e poderem assinar eletronicamente.

Você assina através de um código e a validação é realizada pela Contraktor, que é uma empresa autorizada a fazer esse tipo de validação jurídica. Depois de todos assinarem, proprietário e inquilino recebem um e-mail com o contrato de aluguel e os dados da confirmação da assinatura eletrônica. Além de você ter o contrato guardado no seu e-mail, nós também mantemos ele guardado no seu perfil dentro do aplicativo. Você pode acessar sempre que quiser ou precisar.

Saiba os dados que precisa para fechar um contrato de aluguel residencial com a mellroQuais os dados que você precisa para gerar o contrato de aluguel da Mellro?

É muito fácil e rápido gerar o contrato de aluguel residencial, que necessita dos seguintes dados:

  • Proprietário: nome completo e CPF;
  • Inquilino: nome completo e CPF;
  • Imóvel: endereço completo, metragem quadrada aproximada, número de vagas de garagem (se tiver).
  • Aluguel: valor do aluguel, valor do condomínio (se tiver e se optar pelo inquilino pagar), valor do IPTU (se optar pelo inquilino pagar), tipo de garantia (ou se vai ser sem garantia), duração do contrato e data de entrada no imóvel.

 

Por fim…

O contrato de aluguel residencial é uma parte fundamental e ele tanto oficializa os acordos entre o proprietário e o inquilino, como define a tratativa de situações mais delicadas. Ao ter um contrato, o que ele define é o que você e o seu inquilino irão seguir ao longo da relação de aluguel. E se houver a necessidade de envolver a justiça, toda a tratativa se baseará nesse contrato. Contudo, não se pode colocar o que bem entender, pois a Lei do inquilino se sobrepõe ao contrato. Então, o contrato de aluguel precisa respeitar a lei do inquilinato e ao mesmo tempo, definir pormenores da relação de aluguel.

Saiba mais acessando a nossa sessão de Perguntas Frequentes (FAQ) clicando aqui.

A Mellro – aluguel direto com o dono – tem a missão de proporcionar a melhor experiência para você que pretende encontrar um imóvel para morar ou um inquilino para o seu imóvel. E ainda você pode fazer análise de CPF e negociar o aluguel usando um contrato eletrônico.

Saiba mais sobre o que a Mellro tem a oferecer clicando aqui.



QUER RECEBER MAIS CONTEÚDO?



Compartilhe este conteúdo!
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Artigos Relacionados

Rescisão de contrato de aluguel pelo locatário
Rescisão de contrato de aluguel residencial pelo locatário

Você deve estar se perguntando com funciona a rescisão de contrato de aluguel...

Como rescindir um contrato de aluguel
Como rescindir um contrato de aluguel

Rescindir um contrato de aluguel nem sempre é fácil, até mesmo quando você...

Deixe seu comentário:

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adicionar comentário: *

Name *

Email *

Website