Perguntas Frequentes (FAQ)

Mellro - FAQ  Sobre a Mellro

O que é a Mellro?

Nós somos uma ferramenta para facilitar o aluguel direto com o dono. Donos e inquilinos podem se encontrar através do aplicativo, negociar usando um contrato eletrônico e com as garantias que decidirem, administrar e encerrar o contrato ao final do aluguel. O aluguel continua sendo direto com o dono, de verdade, mas agora com uma ferramenta para organizar e guardar todas as informações importantes na palma da sua mão.

A Mellro é uma imobiliária?

Não! Nós não somos uma imobiliária e nem oferecemos serviços de imobiliárias. Somos uma empresa de tecnologia que cria ferramentas para donos e moradores de imóveis. Na mellro é o próprio dono que cuida do seu anúncio, a gente não se envolve em nada! Além disso, oferecemos várias ferramentas pra facilitar o aluguel, como o seguro fiança e o contrato eletrônico gratuíto. Então somos um conjunto de ferramentas pra quem aluga direto com o dono e quer seguir assim!

A Mellro tem validade? É como se fosse por imobiliária?

A Mellro não se parece em nada com uma imobiliária. Nós somos uma empresa de tecnologia que cria soluções (como o aplicativo ou as ferramentas de análise de crédito e contrato eletrônico web) para o mundo imobiliário de aluguel direto com o dono. Somos mais parecidos com aplicativos do tipo Guia Bolso, Moneywiz, que são aplicativos para você fazer a sua gestão financeira. A diferença é que com o aplicativo da Mellro você faz a gestão do seu imóvel de forma turbinada.

Como a Mellro ganha dinheiro?

O uso do aplicativo é todo gratuito e dentro dele temos somente duas ferramentas que são pagas: a análise de crédito e o seguro fiança. A consulta de análise de crédito custa apenas R$ 25,00. O seguro fiança possui o custo de 15% do valor do aluguel, pago mensalmente pelo inquilino. Ah, e você só usa as ferramentas pagas se quiser, beleza? nada é obrigatório! E a melhor parte é que fora isso, todo o aplicativo é gratuíto. Então você pode anunciar, gerenciar o imóvel, fazer contrato e conversar direto com as pessoas sem pagar nada por isso!

Em qual região a Mellro atua?

Para a busca de imóveis, no momento a Mellro possui ofertas em Curitiba e região metropolitana (PR), em Joinville (SC) e em Porto Alegre (RS). Caso você seja o dono de um imóvel de outra cidade (qualquer lugar do Brasil), que já tenha interessados no seu imóvel e quer fazer uma análise de crédito, ter um contrato de aluguel com assinatura eletrônica e contratar uma garantia de aluguel ou seguro fiança, você já pode usar o app da Mellro. Nesse caso, já estamos funcionando no Brasil inteiro.

Quem pode usar a Mellro?

Apenas donos de imóveis para aluguel residencial e inquilinos que buscam aluguel direto com o dono. Temos regras restritas para garantir que os imóveis disponíveis sejam apenas de donos de imóveis. Caso algum corretor de imóveis, imobiliária ou agente entre em contato com você ou esteja anunciando um imóvel, você pode denunciar o anúncio e nós faremos as verificações adequadas.

O que precisa ter para poder usar a Mellro?

É importante ter um smartphone seu, com o Androide ou IOS atualizado e com memória suficiente para baixar o app. Ter um e-mail válido e que você consiga acessar. Além disso, é preciso ter uma conta bancária para o uso das garantias Mellro e seguro fiança.

O que pode ser feito pelo site e o que pode ser feito pelo app?

O aplicativo oferece muitas soluções para o dono do imóvel e para o inquilino. O dono do imóvel pode anunciar seu imóvel, conversar com os interessados, analisar o crédito do interessado ou contratar uma garantia/seguro fiança, gerar um contrato de aluguel com assinatura eletrônica, fazer registro da vistoria do imóvel, gerenciar o aluguel mensalmente (acompanhando os pagamentos e oferecendo descontos ou acréscimos) e encerrar o contrato de aluguel. Já o inquilino pode buscar um imóvel para alugar, conversar com os donos dos imóveis que gostou, negociar e aceitar a proposta de aluguel, acessar garantias de aluguel, ter um contrato de aluguel com assinatura eletrônica, conferir ou fazer a vistoria do imóvel, acompanhar o gerenciamento do aluguel mensalmente e encerrar o aluguel. No site o dono do imóvel consegue fazer a análise de crédito dos seus interessados e/ ou gerar um contrato de aluguel com garantia caução ou com as garantias Mellro e seguro fiança.

Quais as ferramentas que são pagas dentro da Mellro?

Atualmente, temos a análise de crédito, no valor de R$ 25,00. E a garantia Mellro e o seguro fiança com pagamento incluso no aluguel, por 15% do valor do aluguel. Durante a criação do anúncio no app, você consegue ver a simulação de valores, quanto você vai receber todos os meses e decidir qual garantia aceitar.

A Mellro emite DIMOBI?

Não. Não emitimos DIMOBI porque não fazemos o gerenciamento do imóvel. Quem faz todo o gerenciamento é o dono do imóvel. O nosso app é apenas um sistema para turbinar esse processo. Então, cada dono de imóvel é responsável por fazer a sua declaração de rendimentos, no seu imposto de renda anual.

Mellro - FAQ  Sobre anunciar um imóvel

Como anunciar um imóvel na Mellro?

Você vai precisar baixar o nosso aplicativo e criar uma conta simples. Bem rápido e fácil. Depois, basta acessar a aba “anunciar” e colocar todas as informações do seu imóvel lá. Criamos uma forma bem prática para você colocar os dados em pouquíssimos minutos e criar um anúncio interessante. Durante a criação do anúncio, você vai escolher a forma de garantia do seu interesse, que pode ser sem garantia, com caução, garantia Mellro ou seguro fiança. Se escolher caução, você escolhe quantos meses de caução deseja cobrar e se escolher a garantia Mellro ou o seguro fiança, o app faz um cálculo de quanto fica o valor do aluguel adicionando os 15% pagos para contratar essas garantias. Após revisar o anúncio e escolher publicar, o anúncio já fica disponível no app.

Posso anunciar meu imóvel na Mellro e em outros lugares?

Sim. Quanto mais você anunciar melhor. Caso o seu morador não tenha vindo através da Mellro, basta ele se cadastrar e vocês podem continuar a negociação através do aplicativo normalmente. Ou ainda, você pode usar as nossas soluções pelo site, fazendo a análise de crédito e/ou gerar um contrato de aluguel com garantia caução ou contratando a garantia Mellro ou seguro fiança.

Se eu anunciar na Mellro, tenho alguma obrigação ou custo?

Não. Você pode usar o aplicativo, incluindo o anúncio, de forma gratuita. Se você conseguir um morador através da Mellro, não cobraremos comissão e nem taxas. Caso você tenha escolhido contratar a garantia Mellro ou o seguro fiança, a Mellro apenas retira os 15% já definidos antes de anunciar o imóvel e repassa para a seguradora mensalmente. Você continua recebendo o mesmo valor que desejava, mas agora com mais segurança e tranquilidade.

Se eu conseguir um inquilino através da Mellro, tenho que pagar comissão?

Não. Nós não cobramos nenhum tipo de taxa ou comissão sobre os moradores que você consegue através do aplicativo. Você pode anunciar de forma gratuita de verdade, sem medo!

Eu assino algum contrato com a Mellro?

Não. Você não assina nenhum contrato de anúncio ou gestão de aluguel com a Mellro. O aluguel é direto entre dono e morador e o contrato de aluguel também é criado dessa maneira.

Como será o pagamento se eu fechar pela Mellro?

Você não paga nada à Mellro por fechar negócios pelo aplicativo. Você pode anunciar, negociar, gerar contrato de aluguel com assinatura eletrônica, registrar vistorias, gerenciar o aluguel e encerrar o aluguel de forma gratuita. Conheça como a Mellro ganha dinheiro e quais são as ferramentas pagas.

Como faço para receber e responder aos interessados através da Mellro?

Quando o interessado curte o seu imóvel, você recebe um aviso e então você dois podem conversar sobre mais informações. As conversas são realizadas direto pelo WhatsApp de vocês. Basta clicar em entrar em contato, que a tela do seu WhatsApp abrirá uma conversa entre você e o seu interessado. Quando o seu interessado curte o seu imóvel, ele já recebe uma versão da proposta criada por você no momento do anúncio e vocês podem conversar sobre esses detalhes.

Como recebi interessados se eu não divulguei?

Quando você anuncia o seu imóvel em um portal ou uma rede social de forma pública, a Mellro rastreia o seu imóvel e disponibiliza para a rede de interessados que usam o aplicativo. O aplicativo é gratuito e como não somos uma imobiliária, não cobramos taxas ou comissões. Gostaria de falar com a Mellro e saber mais? Entre em contato pelo nosso WhatsApp. Lembrando que estamos amparados pelo Art. 7, parágrafo 3, da Lei Geral de Proteção de Dados. Apesar disso, caso não tenha interesse em anunciar o seu imóvel para mais interessados, basta clicar no botão “remover anúncio” em qualquer mensagem que tenha recebido e nós removeremos imediatamente.

Mellro - FAQ  Sobre buscar um imóvel para alugar

Como faço para ver os imóveis disponíveis na Mellro?

Você consegue ver os imóveis somente através do app. O nosso app está disponível nas lojas da Apple e da Google Play. Você só precisa baixar e começar a escolher o seu novo imóvel de aluguel direto com o dono.

O que acontece quando eu curto ou não curto um imóvel?

Quando você curte um imóvel, ele passa a ser guardado no seu perfil, para visualizar sempre que quiser. Nesse momento, o dono do imóvel é avisado do seu interesse e você recebe uma proposta inicial para esse aluguel. O nosso sistema também vai aprendendo com o seu gosto e vai passar a te oferecer mais imóveis do seu perfil sempre que surgir um imóvel novo no app. Os imóveis que você não curte ficam na sua lista de descartados e só você sabe que o imóvel foi descartado.

Mellro - FAQ  Sobre a negociação pelo app

O que são as propostas e os interessados?

Quando uma pessoa interessada em alugar o seu imóvel, clicar em curtir ele, o sistema do app inicia uma proposta. Essa proposta é gerada usando os dados que você inseriu na hora de anunciar o imóvel. Ela também é um resumo dos principais dados usados para gerar o contrato de aluguel com assinatura eletrônica. Se interessado e dono do imóvel aceitarem todos os itens que estão ali (garantia, vencimento, duração do contrato, valores), o contrato de aluguel poderá ser gerado. Tanto dono quanto interessado podem editar a proposta e sugerir modificações, e esse processo só encerra quando todos aceitarem a proposta em vigor. Depois disso, o dono pode clicar em gerar contrato e dar seguimento ao processo.

Como eu faço para conversar com os interessados?

Todos os seus interessados vão aparecer na área “negociar”. Para cada interessado, é possível ver um botão de “contatar inquilino”. É só clicar nesse botão, que o seu app do WhatsApp abrirá e então é só começar a conversar!

Aqui está dizendo que uma pessoa se interessou pelo meu anúncio, mas quando eu entro não tem ninguém. Por que isso acontece?

Isso ocorre porque o interessado desistiu do seu imóvel e com isso ele vai sair da sua lista. Por isso, sugerimos olhar o app todos os dias, pois as pessoas costumam demorar até 15 dias para decidir qual imóvel vão alugar. Se esses interessados não receberam uma resposta sua, vão acabar desistindo.

Mellro - FAQ  Sobre contrato de aluguel da Mellro

O que é contrato eletrônico?

É um contrato que não precisa ser impresso e que é assinado de forma eletrônica, através do e-mail das pessoas envolvidas no contrato. É uma forma rápida e segura de dar validade jurídica ao seu contrato de aluguel. Essa opção reduz de 7 dias para 4 horas o tempo perdido com validação de contrato. Usando o contrato de aluguel gratuito da Mellro, você reduz 100% dos custos com cartório e passa a ter um contrato válido juridicamente. Além da agilidade e redução de custos desnecessários, o contrato eletrônico permite que o nosso aplicativo possa lembrar você dos prazos de pagamentos dos aluguéis, contabilize automaticamente as multas e juros nos atrasos e faça as atualizações de valores definidas pelo contrato de acordo com o IGPM. Além de tudo, o contrato eletrônico agiliza a contratação do seguro-fiança, que é realizado em questão de segundos através do aplicativo. Nossos contratos são validados pela Contraktor, uma das maiores empresas especializadas em contratos, criada por advogados e comprometida com a segurança e o cuidado com os seus dados. O contrato eletrônico tem a sua validade jurídica garantida pela Medida 2.200/2001, que torna válido esses novos formatos de contrato.

O que é assinatura eletronica?

É uma assinatura realizada por e-mail e a comprovação da assinatura é feita através de evidências coletadas no momento da assinatura (Nome completo, e-mail, CPF, ip da máquina utilizada para realizar a assinatura, entre outros);

Como eu faço para ler o contrato de aluguel da Mellro?

Basta acessar esse link e ler as cláusulas dos contratos de aluguel que a Mellro oferece.

Como funciona para usar o contrato de aluguel da Mellro?

Se você ainda não tem um interessado no seu imóvel, o primeiro passo é sempre anunciar o seu imóvel no nosso app. Depois das negociações com o interessado e de ambos aceitarem a proposta negociada dentro do app, o contrato de aluguel já pode ser gerado. Somente o dono do imóvel é que pode gerar o contrato de aluguel. Após clicar em gerar contrato, um e-mail será enviado para todos com o contrato de aluguel completo para ser lido e assinado eletronicamente. Quando todos assinarem, o contrato de aluguel já estará validado juridicamente. Caso você já tenha um interessado, você pode usar o nosso gerador de contrato de aluguel web, disponível em breve.

Como eu uso o contrato de aluguel se já tiver um inquilino?

Nesse caso, sugerimos acessar o contrato de aluguel web (disponível em breve) e inserir todos os dados do dono do imóvel, do próprio imóvel e do inquilino. Ao final, basta clicar em gerar contrato de aluguel, que ele será enviado para o e-mail de todos os envolvidos para ser assinado eletronicamente.

Mellro - FAQ  Sobre garantias

O que é o seguro-fiança incluso no valor do aluguel?

Ao anunciar o aluguel, quando você escolhe a garantia de seguro fiança, o anúncio do imóvel já mostra o valor do aluguel total, com a adição do valor do seguro fiança. Assim, o interessado não tem surpresas e já sabe quanto vai pagar de aluguel e de seguro fiança todos os meses, desde o início. Além disso, o sistema do app envia todos os meses apenas 1 boleto bancário para o inquilino, com o valor total (aluguel + seguro fiança), e assim que o inquilino paga o boleto, o sistema já deposita o valor na sua conta e repassa o valor para a seguradora, automaticamente. Isso traz mais facilidade para o inquilino e segurança para você.

Como o inquilino paga o seguro-fiança pela Mellro?

Através de boleto bancário. Esse boleto é gerado pelo app da Mellro e inclui o valor do aluguel + o valor do seguro fiança, tudo em apenas 1 boleto bancário. O nosso sistema repassa os valores para o dono do imóvel e para a seguradora todos os meses. Só através da Mellro é possível pagar o seguro fiança de forma parcelada no aluguel direto com o dono. O número de parcelas é igual ao número de meses do contrato e se o aluguel for renovado, as parcelas também se mantém até o encerramento do aluguel.

Ainda não tenho inquilino. Como contratar o seguro-fiança na Mellro?

O primeiro passo é anunciar o seu imóvel no nosso aplicativo. Durante o cadastro do imóvel, você já escolhe qual será a garantia desejada. Nesse caso, é só assinalar o seguro fiança e então o seu anúncio já é divulgado com o valor do seguro fiança incluso no valor total do aluguel. Sempre que um interessado curtir o seu imóvel, a seguradora já vai fazer uma avaliação dele. Em segundos e pelo app mesmo, já é possível saber se o interessado foi aprovado ou não no seguro fiança. Se tudo correr bem, a contratação do seguro fiança vai acontecer no momento em que o novo inquilino pagar o primeiro boleto.

Já tenho um inquilino e queremos o seguro-fiança. Como contratar o seguro-fiança na Mellro?

Nesse caso, o jeito mais prático é usar o nosso contrato de aluguel web (disponível em breve). Com acesso aqui pelo site mesmo, você precisa preencher todos os dados seus como dono do imóvel, os dados do interessado e do imóvel. Ao final, você vai saber se o seguro fiança aprovou o seu inquilino ou não. Se tudo der certo e o inquilino for aprovado, o seguro fiança é contratado quando o primeiro boleto bancário for pago pelo novo inquilino. Outra forma de contratar o seguro fiança é usando o nosso app. Para isso, é preciso que você cadastre o seu imóvel em anunciar (depois do cadastro, você pode desabilitar a função “anúncio visível”). Depois você clica em “convidar interessado” e envia o link do seu imóvel para o seu interessado. Através desse link, o seu interessado vai inserir os dados dele e em seguida já é possível saber se ele foi aprovado ou não pelo seguradora. Se tudo der certo, o seguro fiança é contratado através do pagamento do primeiro boleto.

Como é renovado o seguro-fiança?

É bem simples. Enquanto o inquilino permanecer no imóvel, o aluguel continua vigente e basta continuar pagando o boleto bancário todos os meses, que o seguro-fiança continua ativo.