Perguntas Frequentes (FAQ)

Mellro - FAQ  Sobre a Mellro

O que é a Mellro?

A Mellro é uma ferramenta para facilitar o aluguel direto com o dono. Donos e inquilinos podem se encontrar através do aplicativo, negociar usando um contrato eletrônico e com as garantias que decidirem, administrar o aluguel e encerrar o contrato ao final do aluguel. O aluguel continua sendo direto com o dono, de verdade, mas agora com uma ferramenta para organizar e guardar todas as informações importantes na palma da sua mão.

A Mellro é uma imobiliária?

Não. Nós não somos uma imobiliária. Construímos ferramentas para que o dono do imóvel possa administrar o próprio imóvel e o inquilino possa encontrar os imóveis de aluguel direto com o dono mais facilmente. Nós não administramos os aluguéis. Apenas facilitamos os caminhos para quem busca alugar com mais segurança e praticidade.

Quem pode usar a Mellro?

Apenas donos de imóveis para aluguel residencial e inquilinos que buscam aluguel direto com o dono. Temos regras restritas para garantir que os imóveis disponíveis sejam apenas de donos de imóveis. Caso algum corretor de imóveis, imobiliária ou agente entre em contato com você ou esteja anunciando um imóvel, você pode denunciar o perfil e nós faremos as verificações adequadas.

O que a Mellro oferece?

Nós oferecemos ferramentas para: anúncio, negociação e administração. O dono ou o inquilino podem usar apenas uma delas ou todas elas. Você pode usar o aplicativo de ponta a ponta gratuitamente, com as funções mais básicas, ou tornar o seu aluguel mais seguro contratando avaliação de crédito ou seguro-fiança.

Para o dono:

Anúncio:

você pode divulgar o seu imóvel de forma gratuita, por quanto tempo quiser. Pode compartilhar o link do seu imóvel com outras pessoas, ter uma lista de interessados e ter o contato dos seus interessados. Assim, você não precisa esperar que o interessado entre em contato. Você pode iniciar a conversa ao saber que ele está interessado no seu imóvel. Mais agilidade para ambos os lados.

Negociação:

é quando você e o seu futuro morador definem os seguintes itens: duração do contrato, forma de garantia, valores do aluguel e data dos vencimentos. Aqui o dono que decidiu pelo seguro-fiança como garantia, consegue saber em poucos segundos se o interessado foi aprovado pela seguradora ou não. Caso opte pelo caução, o dono pode comprar uma avaliação de crédito, por R$ 25,00 a consulta de cada CPF. E por fim, todas essas informações vão para o contrato eletrônico.

Administração:

você acompanha os pagamentos mês a mês, tendo o controle de tudo na sua mão. O aplicativo vai lembrar o seu morador das datas de vencimento, vai enviar mensagens automáticas sobre os atrasos e vai calcular as multas e juros. O seu morador pode inserir o comprovante de transferência do valor do aluguel para a sua conferência, caso você tenha escolhido a garantia de caução. Se a sua garantia for o seguro-fiança, o seu morador recebe por e-mail e pode emitir um boleto pelo aplicativo. Nesse caso, as atualizações de pagamento são automáticas e caso o morador não pague o aluguel, após 30 dias de atraso o seguro é acionado automaticamente para conversar com o seu morador.

A Mellro cobra taxas e comissão para usar o aplicativo?

Não cobramos taxas ou comissões. Você pode usar gratuitamente o aplicativo, na versão mais básica, pois o Mellro não é uma imobiliária digital. Somos uma ferramenta para ajudar donos de imóveis e moradores a gerenciarem o próprio aluguel.

Por que anunciar na Mellro é gratuito de verdade?

Porque se você conseguir um morador através da Mellro, não cobraremos comissão, ou seja, o primeiro aluguel, assim como todos os outros aluguéis são do dono do imóvel. Caso o dono tenha escolhido contratar o seguro-fiança, a Mellro apenas retira os 15%  já definidos pelo dono antes de anunciar o imóvel e repassa para a seguradora mensalmente. O dono continua recebendo o mesmo valor que desejava, mas agora com mais segurança e tranquilidade.

Como a Mellro ganha dinheiro se ela não cobra taxas?

Temos duas ferramentas que são pagas: a análise de crédito e o seguro-fiança. A análise de crédito tem o valor de R$ 25,00 por CPF pesquisado. O seguro-fiança fica 15% do valor do aluguel, pago mensalmente e repassado para a seguradora. Nós ganhamos comissão das seguradoras pelas contratações e você não paga nada mais do que pagaria normalmente. 

Mellro - FAQ  Sobre anunciar um imóvel

Como anunciar um imóvel na Mellro?

Você vai precisar baixar o nosso aplicativo e criar uma conta simples. Esse processo é bem rápido e fácil. Para isso, basta acessar a aba “anunciar” e colocar todas as informações do seu imóvel lá. Criamos uma forma bem prática para você colocar os dados em pouquíssimos minutos e criar um anúncio interessante. E, ainda, durante a criação do anúncio, você vai precisar escolher a forma de garantia do seu interesse, que pode ser caução ou seguro-fiança. Se escolher caução, você escolhe quantos meses de caução deseja cobrar e se escolher o seguro-fiança, fazemos um cálculo de quanto fica o valor do aluguel adicionando os 15% que a seguradora cobra.

Se eu conseguir um inquilino através da Mellro, tenho que pagar comissão?

Não. Nós não cobramos nenhum tipo de taxa ou comissão sobre os moradores que você consegue através do aplicativo. Você pode anunciar de forma gratuita de verdade.

Posso anunciar meu imóvel na Mellro e em outros lugares?

Sim. Quanto mais você anunciar melhor. Caso o seu morador não tenha vindo pelo Mellro, basta ele se cadastrar e vocês podem continuar a negociação através do aplicativo normalmente.

Como faço para receber e responder aos interessados através da Mellro?

Quando o interessado curte o seu imóvel, você recebe um aviso e então você dois podem conversar sobre mais informações. As conversas são realizadas direto pelo WhatsApp de vocês. Basta clicar em entrar em contato, que a tela do seu WhatsApp abrirá uma conversa entre você o seu interessado.  Quando o seu interessado curte o seu imóvel, ele já recebe uma versão da proposta criada por você no momento do anúncio e vocês podem dialogar sobre esses detalhes.

Quais as ferramentas que são pagas dentro da Mellro?

Atualmente, temos a análise de crédito e o seguro-fiança com pagamento incluso no aluguel.

Mellro - FAQ  Sobre buscar um imóvel para alugar

Tenho que baixar o aplicativo para ver os imóveis?

Sim. Estamos trabalhando em uma versão web, que logo vai facilitar ainda mais a busca. No aplicativo, você pode buscar por mapa, cartões de imóveis ou por uma lista. Você pode curtir ou descartar o imóvel, mas não se preocupe, que sempre é possível resgatar os imóveis descartados.

O que acontece quando eu curto ou não curto um imóvel?

Quando você curte um imóvel, ele passa a ser guardado no seu perfil, para visualizar sempre que quiser. Nesse momento, o dono do imóvel é avisado do seu interesse e vocês podem iniciar uma negociação. O nosso sistema também vai aprendendo com o seu gosto e vai passar a te oferecer mais imóveis sempre que surgir um imóvel novo no app.

Como contratar o seguro-fiança na Mellro?

Existe duas formas de contratar o seguro-fiança pela Mellro: se você ainda não possui um inquilino ou se você já conseguiu o inquilino e precisa fechar a negociação. O primeiro passo é baixar o aplicativo da Mellro, pois tudo fica muito mais fácil por lá.

Mellro - FAQ  Sobre contrato de aluguel da Mellro

O que é contrato eletrônico?

O contrato eletrônico é uma forma rápida e segura de dar validade jurídica ao seu contrato de aluguel. Essa opção reduz de 7 dias para 4 horas o tempo perdido com validação de contrato. Usando o contrato de aluguel gratuito do Mellro, você reduz 100% dos custos com cartório e passa a ter um contrato válido juridicamente.

Além da agilidade e redução de custos desnecessários, o contrato eletrônico permite que o nosso aplicativo possa lembrar você dos prazos de pagamentos dos aluguéis, contabilize automaticamente as multas e juros nos atrasos e faça as atualizações de valores definidas pelo contrato de acordo com o IGPM. Além de tudo, o contrato eletrônico agiliza a contratação do seguro-fiança, que é realizado em questão de segundos através do aplicativo.

Nossos contratos são validados pela Contraktor, uma das maiores empresas especializadas em contratos, criada por advogados e comprometida com a segurança e o cuidado com os seus dados. O contrato eletrônico tem a sua validade jurídica garantida pela Medida 2.200/2001, que torna válido esses novos formatos de contrato.

Mellro - FAQ  Sobre garantias

O que é o seguro-fiança incluso no valor do aluguel?

Ao escolher contratar o seguro-fiança através da Mellro, o valor final do aluguel já é calculado incluindo os 15% do seguro-fiança. Apenas nessa modalidade, o proprietário e inquilino ganham o contrato eletrônico e a emissão de boleto bancário automático. Para facilitar o gerenciamento de aluguel e as automações com a seguradora, o pagamento do aluguel é realizado todos os meses através do boleto bancário, que tem como valor a ser pago a soma do valor do aluguel + o valor do seguro-fiança. Imediatamente após a confirmação do pagamento do boleto, o valor do aluguel é repassado para a conta do proprietário e o valor do seguro-fiança é repassado para a seguradora.

Como é renovado o seguro-fiança?

É bem simples. Enquanto o inquilino permanecer no imóvel, o aluguel continua vigente e basta continuar pagando o boleto bancário todos os meses, que o seguro-fiança continua ativo.

Como contratar o seguro-fiança na Mellro?

Existe duas formas de contratar o seguro-fiança pela Mellro: se você ainda não possui um inquilino ou se você já conseguiu o inquilino e precisa fechar a negociação. O primeiro passo é baixar o aplicativo da Mellro, pois tudo fica muito mais fácil por lá.

Ainda não tenho inquilino. Como contratar o seguro-fiança na Mellro?

Passo 1:

Anunciar imóvel – Se você é proprietário e ainda não possui um inquilino, basta baixar o nosso aplicativo e anunciar o seu imóvel lá. O uso do aplicativo é gratuito e por sermos uma ferramenta, não cobramos taxas ou comissões. Assim como você costuma fazer com o facebook e o OLX, na Mellro você também anuncia gratuitamente.

Durante a criação do anúncio de aluguel do seu imóvel, você já pode escolher o seguro-fiança como uma sugestão de garantia para quem se interessar. Mas fique tranquilo, você pode mudar a forma de garantia durante a negociação com o interessado, de acordo com o que você e o seu interessado preferirem.

Passo 2:

Negociação para iniciar o aluguel – Quando surge um interessado, ele já recebe uma proposta baseada nesse anúncio que você fez, informando inclusive o desejo de garantia de seguro-fiança, para que seja aceito por esse interessado. E é nesse momento que o sistema do aplicativo já faz análise do seu interessado junto às seguradoras, para saber se ele foi aprovado ou não por uma delas.

Se houver uma aprovação, a seguradora que aprovar é quem vai emitir a apólice do seu seguro-fiança e é ela que vai ser acionada caso seja necessário, durante o aluguel.

Passo 3:

Gerando a apólice do seguro-fiança – A seguradora depende de um contrato de aluguel para emitir a apólice de seguro-fiança e foi por isso que nós criamos, junto com advogados e a seguradora, um contrato eletrônico prático e que atenda às exigências da seguradora.

O contrato eletrônico é gratuito no aplicativo e ele é gerado automaticamente depois que você e o seu interessado aceitam os termos da negociação. Com o contrato gerado, é necessário que você e o inquilino leiam o contrato, para então assinar eletronicamente ele, dando valor jurídico. Só então a seguradora vai gerar a apólice.

Passo 4:

Início do seguro-fiança – Para ativar o seguro-fiança, basta pagar a primeira fatura enviada pela Mellro e aproveitar o aluguel. A Mellro faz os repasses automaticamente após o pagamento dos boletos, mês à mês.

Já tenho um inquilino e queremos o seguro-fiança. Como contratar o seguro-fiança na Mellro?

Passo 1:

Cadastrar dados do aluguel – Você começa baixando o aplicativo e cadastrando os dados fundamentais do aluguel, como o valor do aluguel, valor do condomínio se tiver, valor do IPTU e assinalar a opção de garantia por seguro-fiança. Esses dados vão gerar uma proposta para que você envie para o seu interessado. Você pode editar essa proposta sempre que necessário, definindo inclusive o tempo de duração do contrato de aluguel.

Passo 2:

Negociação para iniciar o aluguel – Através de um link que você pode passar por WhatsApp para o seu interessado, ele baixa o aplicativo, insere o CPF dele e já pode visualizar a proposta criada. No momento do cadastro do CPF, o sistema já avalia automaticamente junto às seguradoras e emite uma resposta de aprovação por alguma seguradora ou não.

Passo 3:

Gerando a apólice do seguro-fiança – A seguradora exige que haja um contrato de aluguel para emitir a apólice de seguro-fiança baseado nele. Para facilitar o processo, nós criamos, junto com advogados e a seguradora, um contrato eletrônico prático e que atenda às exigências da seguradora.

O contrato eletrônico é gratuito no aplicativo e ele é gerado automaticamente depois que você e o seu interessado aceitam os termos da negociação. Com o contrato gerado, é necessário que você e o inquilino leiam o contrato, para então assinar eletronicamente ele, dando valor jurídico. Só então a seguradora vai gerar a apólice.

Passo 4:

Início do seguro-fiança – Para ativar o seguro-fiança, é necessário pagar a primeira fatura enviada pela Mellro e aproveitar o aluguel. A Mellro faz os repasses automaticamente após o pagamento dos boletos, mês à mês, até o final do aluguel.