Seguro fiança negado: o que fazer?

Seguro fiança negado, e agora?! Calma! A Mellro explica e apresenta as soluções para quem teve o seguro fiança negado e precisa alugar um imóvel!

Em princípio, o seguro fiança é um método de garantia para alugar imóveis que certifica o recebimento dos valores dos encargos ao proprietário. As seguradoras são quem disponibilizam esse serviço e o custo geralmente acompanha o valor do aluguel. 

Contudo, às vezes pode ocorrer da seguradora negar o pedido do seguro fiança. Mas você sabe o porquê isso acontece? E o que você deve fazer caso aconteça? Vamos entender:

Razões do pedido negado

Para que as seguradoras disponibilizem o seguro fiança, elas precisam avaliar para quais pessoas é seguro possibilitar o serviço. Para isso, elas efetuam uma análise de crédito de cada CPF. Essa análise consiste em verificar os dados e informações daquela pessoa, além do comportamento de gastos. 

Um ponto relevante dessa avaliação é verificar o Score. O Score classifica a pessoa com uma pontuação em relação ao risco de inadimplência. Uma investigação é feita para gerar essa pontuação, na qual é verificado vários fatores, como a veracidade de dados cadastrais, de documentações e de comportamento de gastos, além de negativações e dívidas ativas. 

Uma pontuação baixa de Score pode ser um dos motivos para as seguradoras recusarem o pedido de seguro fiança. Contudo, há outros fatores igualmente impactantes. Além disso, cada seguradora possui sua política de avaliação, então não significa que você será negado, necessariamente, em todas elas. 

Contudo, alguns motivos que geralmente causam a rejeição do pedido, são: 

  • Não possuir uma renda suficiente que apresente um valor de 3 a 4 vezes maior que o valor do aluguel;
  • Possuir um consórcio ou financiamento ativo que comprometa boa parte da renda;
  • Possuir outras dívidas ativas de qualquer espécie;
  • Ter um comportamento de gastos desfavorável, como atrasos de pagamentos;
  • Declarações de Imposto de Renda insuficientes.

Apesar disso, pode ocorrer da pessoa possuir um Score baixo por conta da falta de um histórico financeiro. Caso isso aconteça, e mesmo ela possuindo renda suficiente e estar em ordem com pagamentos, é possível que não aconteça a aprovação.

Negaram meu pedido. O que devo fazer?

Há algumas soluções e alternativas que podem ser seguidas caso você já tenha sido ou não deseja ter o seguro fiança negado. Vejamos:

Adicionar mais um CPF no contrato de aluguel

Primeiramente, uma alternativa que pode vir a ser útil é adicionar mais um CPF no contrato de aluguel. Desse modo, a seguradora irá analisar essa combinação de renda e poderá conseguir a aprovação. Por exemplo, é possível somar a renda de duas pessoas, como as de um casal. Contudo, não precisa ser necessariamente alguém que irá residir no imóvel, como no caso de um filho que ainda receba contribuições dos pais e for morar sozinho.

Escolher caução

A caução pode ser uma saída se ela for disponibilizada e você possuir uma vantagem financeira. Em resumo, a caução é um adiantamento de um valor de 1 a 3 aluguéis e que, ao final do contrato, existe a possibilidade de recuperação dessa quantia. Porém, você precisa ter em mente que alguns benefícios que podem ser disponibilizados pelas seguradoras, como assistência jurídica e assistência para reparos, não estarão disponíveis caso você opte pela caução.

Fiador

Ademais, outra opção é ter um fiador. Apesar de ser um meio mais difícil, é uma alternativa válida. O fiador é adicionado ao contrato como forma de garantia, pois é uma pessoa que possui maiores recursos financeiros. Caso você não tenha como pagar os encargos do aluguel, quem se responsabiliza pelos débitos será ele.

A longo prazo

Há também uma possibilidade a longo prazo: melhorar suas atividades bancárias. O Score capta os registros de suas atividades e determina sua pontuação. Se seu Score for baixo agora, ele poderá aumentar de acordo com seu comportamento ao longo do tempo. Então, manter os pagamentos em dia e ter controle dos gastos é uma demonstração de estabilidade e controle financeiro. Contudo, essa atualização não é imediata. Pela lógica, é necessário que seu período financeiro estável seja maior que o instável, por exemplo.

De qualquer forma, não tem segredo para aprovação do seguro fiança. É necessário estar em ordem com os requisitos e possuir bom histórico de gastos. Caso você seja jovem e ainda não possua um histórico, o aconselhável é partir para outras formas de garantia. 

Pensando nisso, a Mellro preza pela praticidade e facilidade em alugar imóveis direto com o dono. E, por isso, disponibiliza serviços como:

 

Gostou desse conteúdo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas!



QUER RECEBER MAIS CONTEÚDO?



Compartilhe este conteúdo!
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter

Artigos Relacionados

Como funciona o seguro-fiança
Como funciona o seguro-fiança

O Seguro-fiança tem sido usado cada vez mais nos aluguéis direto com o...

Como alugar um imóvel com Score baixo?

Você quer saber como alugar um imóvel com Score baixo? Veja quais as...

Deixe seu comentário:

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adicionar comentário: *

Name *

Email *

Website