Onde fazer um contrato de aluguel?
Contrato Ferramentas Mellro

Onde fazer um contrato de aluguel?

02/06/2021 Por 5 minutos de leitura

Por aqui já falamos sobre como fazer um contrato de aluguel simples, por que você deve ter um contrato bem feito, como escolher o seu imóvel, entre outras dicas. Porém, ainda falta sanar uma dúvida: onde fazer um contrato de aluguel? 

Existem várias opções que o mercado oferece para proprietários e inquilinos. Contudo, nem todas são completamente confiáveis, econômicas ou simplificadas. Para tentar te ajudar a decidir pelo melhor caminho, no post de hoje separamos algumas dicas. Vem com a gente!

Por que escolher onde fazer um contrato de aluguel é importante?

Ter um bom contrato de aluguel facilita, e muito, a vida do proprietário e do inquilino. Isso porque o documento vai esclarecer tudo o que é essencial para as duas partes. Também é nessa hora que são registrados detalhes como valores a serem pagos, prazos, garantias, entre outras condições.

Dessa forma, é indispensável manter uma boa relação entre o dono do imóvel e a pessoa que vai morar ali. Por isso tudo começa com um bom contrato de aluguel. 

Onde fazer um contrato de aluguel?

Onde fazer um contrato de aluguel?

Como mencionamos anteriormente, existem vários lugares (na internet e fora dela) para fazer um contrato de aluguel. Vamos falar sobre alguns deles, as vantagens e desvantagens que podem te trazer.

 

Imobiliárias

Em primeiro lugar, a opção mais óbvia para quem vai alugar um imóvel ou é proprietário é procurar uma imobiliária. De fato, essas empresas geralmente oferecem o serviço de montar o contrato de aluguel para ajudar os clientes. Pode ser a alternativa mais “confortável”, principalmente se você já tiver feito outros negócios com a imobiliária. 

Contudo, dependendo de uma imobiliária, o proprietário pode enfrentar algumas dificuldades. Ou, pelo menos, encontrar condições não tão agradáveis. Como as taxas administrativas de aluguel, por exemplo. Também há empresas que incluem um valor pela emissão do contrato.

 

Advogado especializado em contrato de aluguel

Quem não quer ter que lidar com uma imobiliária pode, também, optar por contratar um advogado. Existem profissionais que se especializam em direito imobiliário e podem ajudar os proprietários na hora de montar o documento. Eles mesmos vão desenvolver o contrato de acordo com as necessidades do cliente.

O lado ruim dessa opção também é o valor gasto. Os advogados costumam cobrar caro pelos serviços que oferecem. Se o proprietário não estiver disposto a gastar com isso, deve procurar outro modo de fazer o contrato.

 

Modelos prontos de contrato de aluguel na internet

Também é possível encontrar, de graça, modelos de contrato de aluguel prontos na internet. Neles só é preciso inserir as informações do proprietário e do inquilino, assinar e autenticar o documento em um cartório. É uma opção bem mais econômica do que ir até uma imobiliária ou contratar um advogado.

Porém, essa alternativa tem mais chances de dar errado. Isso porque um contrato pego da internet sem a revisão feita por um profissional pode não estar adequado à situação do proprietário. Para quem não é da área é fácil deixar passar erros e falta de informações em um modelo pronto.

 

Gerador de contratos da Mellro

Por fim, temos o Gerador de Contratos da Mellro. Com ele você paga uma taxa de R$10 reais e recebe um contrato criado e revisado por profissionais da área. É um contrato de aluguel com assinatura eletrônica, seguro, fácil de entender e econômico. 

Dessa forma você não precisa se envolver com uma imobiliária. E ainda tem a certeza de que um profissional do direito revisou o conteúdo do contrato. Em poucos passos e gastando pouco, o proprietário tem, em mãos, o documento assinado. E o aluguel poderá ser efetivado!

 

Dicas para encontrar onde fazer um contrato de aluguel

3 dicas para um bom contrato de aluguel

Antes de terminar esse conteúdo, vamos te dar algumas dicas para ter certeza que o seu contrato de aluguel está nos conformes. Confira!

 

Seja o mais breve possível

Um bom contrato não fica enrolando o leitor. Por isso, evite um documento com páginas e mais páginas que vence o inquilino pelo cansaço. Afinal, ninguém quer assinar algo sem ler com cuidado, não é mesmo? Em síntese, o segredo é ser informativo, mas sucinto.

 

Revisão é a chave!

Tanto na hora de criar o contrato de aluguel quanto na hora de ler, a revisão é a chave principal. Isso porque pequenos erros que passam despercebidos podem virar dores de cabeça no futuro. Por isso, a nossa dica é: se você é proprietário, leia bem o documento antes de mandar para assinar. E, se você é inquilino, não assine sem uma boa revisão!

 

Não deixe de contar com ajuda profissional

Ter um profissional que vai revisar o seu contrato de aluguel é essencial. Principalmente se for um advogado especializado em direito imobiliário. Isso porque o conhecimento dessa pessoa vai impedir que ambas as partes assinem algo que não vai ser benéfico em algum momento.

 

Agora é com você!

No final das contas, a melhor decisão é aquela que traz vantagens para todas as partes envolvidas. Por isso vale a pena estudar cada uma das opções que listamos aqui e até mesmo outras que o mercado oferece para fazer um contrato de aluguel. Afinal, é um documento que vai impactar na vida do proprietário e do inquilino por muito tempo, se tudo der certo!

Esperamos ter te ajudado a decidir onde fazer um contrato de aluguel. Se você quer receber mais conteúdos como esse, siga a Mellro nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Nos vemos em um próximo post.


Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Fique por dentro de tudo!

Textinho sobre os benefícios que a pessoa vai ter ao se tornar
assinante da nossa newsletter, como notícias sobre tudo etc.

Fique por dentro
de tudo!

Textinho sobre os benefícios que a pessoa vai ter ao se tornar
assinante da nossa newsletter, como notícias sobre tudo etc.