Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Blog da mell.ro

Garantias

Seguro fiança negado: o que fazer?

Seguro fiança negado
Garantias

Seguro fiança negado: o que fazer?

25/02/2021 Por 4 minutos de leitura

Seguro fiança negado? Sem desespero! A Mellro vai te explicar por que isso acontece e o que fazer nessa situação.

Basicamente, o seguro fiança é um método de garantia de imóveis. Ele certifica que o proprietário vai sempre receber a mensalidade. As seguradoras são quem disponibilizam esse serviço e o custo geralmente acompanha o valor do aluguel. 

Contudo, às vezes pode ocorrer da seguradora negar o pedido do seguro fiança. Mas você sabe o porquê isso acontece? E o que você deve fazer caso aconteça? Vamos entender.

Razões do pedido negado

As seguradoras sempre avaliam o histórico de quem pede o seguro fiança. O objetivo é fechar negócio apenas com quem não vai trazer problemas. Então, a empresa faz uma análise de CPF. Nessa análise, verificam-se dados e informações da pessoa.

Nessa avaliação, é comum verificar o score da pessoa. Trata-se, basicamente, da pontuação de um CPF. É o que determina se a pessoa vai ou não cumprir com suas dívidas. Então, a empresa faz uma “investigação” para descobrir esse score. Isso inclui o comportamento de gastos e dívidas ativas, por exemplo.

Uma pontuação baixa é um dos motivos pelos quais a seguradora nega o pedido de seguro-fiança. Mas existem outros fatores para que isso aconteça. Isso porque cada seguradora tem a sua própria política de avaliação.

Contudo, o seu pedido pode ser negado se:

  • Não possuir uma renda suficiente. A renda deve ser de três a quatro vezes maior que o aluguel;
  • Possuir um consórcio ou financiamento ativo que comprometa boa parte da renda;
  • Possuir outras dívidas ativas de qualquer espécie;
  • Ter um comportamento de gastos desfavorável, como atrasos de pagamentos;
  • Declarações de Imposto de Renda insuficientes.

Além disso tudo, há outro motivo para o score estar baixo. Se for uma pessoa que não costuma comprar ou gastar muito, por exemplo. Assim, o histórico financeiro não será suficiente. E a seguradora provavelmente vai negar o pedido.

Seguro fiança negado, o que eu faço?

Negaram meu pedido. O que devo fazer?

Se o seu seguro fiança foi negado, há algumas coisas que você pode fazer. Olha só:

Adicionar mais um CPF no contrato de aluguel

Primeiramente, você pode adicionar mais um CPF no contrato de aluguel. Desse modo, as chances de aprovação aumentam. Por exemplo, é possível somar a renda de duas pessoas, como as de um casal. Contudo, não precisa ser necessariamente alguém que vai morar com você. Pode ser o seu pai, a sua mãe…

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Escolher caução

A caução pode ser uma saída se você possuir uma vantagem financeira. Em resumo, a caução é um adiantamento de um valor de 1 a 3 aluguéis. Ao final do contrato, existe a possibilidade de recuperar essa quantia. Porém, algumas das vantagens de uma seguradora não são garantidas com a caução.

Fiador

Ademais, outra opção é ter um fiador. Apesar de ser um meio mais difícil, é uma alternativa válida. O fiador é adicionado ao contrato como forma de garantia. Pois é uma pessoa que possui maiores recursos financeiros. É ele que vai arcar com a dívida se você não tiver condições.

A longo prazo

Há também uma possibilidade a longo prazo: melhorar suas atividades bancárias. O Score capta os registros de suas atividades e determina sua pontuação. Se seu Score for baixo agora, ele poderá aumentar de acordo com seu comportamento ao longo do tempo. Então, manter os pagamentos em dia e ter controle dos gastos é uma demonstração de estabilidade e controle financeiro. Contudo, essa atualização não é imediata. Pela lógica, é necessário que seu período financeiro estável seja maior que o instável, por exemplo.

Você consegue evitar ter o seguro fiança negado

De qualquer forma, não tem segredo para aprovação do seguro fiança. É necessário estar em ordem com os requisitos e possuir bom histórico de gastos. Caso você seja jovem e ainda não possua um histórico, o aconselhável é partir para outras formas de garantia. 

Pensando nisso, a Mellro preza pela praticidade e facilidade em alugar imóveis direto com o dono. E, por isso, disponibiliza serviços como:

 

Gostou desse conteúdo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas!

Compartilhe:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedInEmailCopy Link

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Artigos Relacionados


Fique por dentro de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Fique por dentro
de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais